Denis Villeneuve diz que os filmes da Marvel são “todos iguais”
18 Setembro, 2021O universo Marvel tem milhões de fãs em todo o mundo, no entanto, existem sempre pessoas que acham que os seus filmes não têm qualidade, e esse parece ser o caso de Denis Villeneuve. O director de grandes filmes como Blade Runner 2049, ou mais recentemente de Dune, respondeu recentemente a algumas perguntas de um site especializado em Cinema, e algumas das respostas foram surpreendentes.
Questionado sobre a aparente contradição entre filmes de muito dinheiro e filmes de autor, o director canadense respondeu inicialmente que a própria noção de filme de autor era “exagerada”. “Enquanto você sente uma personalidade num projecto, que é um objecto artístico e que há uma vontade em acção, não é uma questão de dinheiro”, especifica Villeneuve.
No entanto, a resposta mais surpreendente está relacionado ao negócio da Disney, mais propriamente da Marvel:
“Bem, se estamos a falar da Marvel, a questão é que todos esses filmes são feitos do mesmo mexilhão. Alguns cineastas podem adicionar um pouco de cor a ele , mas todos eles são escalados na mesma fábrica. Não tira nada dos filmes, mas eles são formatados. “
Villeneuve diz que os filmes da Marvel são na verdade uma novela de longa duração
É difícil provar que Villeneuve não está certo nas suas palavras, pois a Disney / Marvel são totalmente obcecados pelo controlo das suas produções. Desde a escolha dos actores aos parâmetros de inclusão através do pudor infantilizador, cenários nunca perturbadores, cenas de acção filmadas como cutscenes de JV e o aspecto onipresente de marketing, o MCU é principalmente sobre sua consistência, e malícia, com que os escritores fizeram desses filmes uma espécie de novelas de longa duração.
O facto é que, apesar de quase óbvio, as palavras de Villeneuve vão inevitavelmente fazer os fãs falarem. Lembramos as criticas que o grande Martin Scorsese recebeu depois de dizer que os filmes da Marvel não eram realmente cinema.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.