Crescimento do Windows 11 faz uma travagem a fundo

Crescimento do Windows 11 faz uma travagem a fundo

2 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Windows 11 praticamente não cresceu durante o mês de Março

No passado mês de Fevereiro, a Microsoft anunciou com orgulho que o Windows 11 já contava com 19,4% de participação de mercado, colocando-o efectivamente como o 3º sistema operativo Windows mais utilizado no mundo.

Desde o final de 2021, o mais recente sistema operativo da Microsoft experimentou um crescimento explosivo e, além disso, a empresa de Redmond garantiu que o Windows 11 desfrutasse de uma classificação de popularidade sem precedentes. De facto, e segundo os dados da própria Microsoft, os utilizadores com Windows 11 passam em média 40% mais tempo no PC do que numa máquina equipada com Windows 10. No entanto, todas as coisas boas têm um fim.

Segundo os dados mais recentes da empresa de pesquisa AdDuplex, o número de instalações do Windows 11 estagnou em Março de 2022. Assim, nos últimos 30 dias, a quota de mercado do Windows 11 aumentou apenas… 0,0,1% . Estamos longe dos 3,5% ganhos entre Janeiro e Fevereiro de 2022. Ou seja, os números do Windows 11 praticamente não mudaram em Março de 2022, e o SO mantém a 3ª posição no ranking do SO Windows como o mais utilizado.

O Windows 10 21H2 continua a ser o número um indiscutível, com 28,5% de participação de mercado, seguido pelo Windows 10 21H1 com 26,5%. Por outro lado, deve-se destacar que o número de utilizadores do Windows Insider, o programa beta do Windows, aumentou ligeiramente, a parcela de utilizadores subiu de 0,3 para 0,6%. Um aumento provavelmente devido às várias actualizações e às muitas melhorias feitas pela Microsoft nessas versões de visualização.

Windows 11

Apesar desta estagnação, a Microsoft diz que o lançamento do sistema operativo entrou no seu estágio final:

“A oferta da actualização do Windows 11 está a entrar na sua fase final e está pronta para ampla distribuição para dispositivos qualificados. Desde que ele foi foi lançado, em Outubro de 2021, vimos uma forte demanda e preferência pelo mesmo, com pessoas a actualizar os seus PCs qualificados duas vezes mais rápido do que aconteceu com o Windows 10”.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.