Cortana vai desaparecer definitivamente do Windows 10/11

Cortana vai desaparecer definitivamente do Windows 10/11

5 Junho, 2023 0 Por Joel Pinto

Já era algo esperado, pouco tempo após o anúncio do Copilot, a Microsoft anunciou oficialmente o fim da aplicação Cortana, tanto no Windows 10 como no Windows 11. O assistente deixará de estar disponível no sistema operativo da Microsoft no final deste ano.

É preciso dizer que a Cortana, que já havia sido expulsa das plataformas Android e iOS em 2019, não é páreo para o Copilot, um novo assistente dinamizado pelo ChatGPT, que se revela muito mais poderoso e sabe responder mais ou menos a qualquer tipo de consulta.

Se o fim da aplicação já estiver agendada, o assistente permanecerá disponível no Outlook Mobile e na aplicação Teams (incluindo Teams Rooms). O briefing diário da Cortana no Outlook foi renomeado como Microsoft Viva. A Microsoft realmente não se quer debruçar sobre as “sobras” dessa aplicação e está até a empurrar os utilizadores do Windows para o Copilot e AIs integradas:

“Você ainda pode aceder aos recursos de produtividade poderosos no Windows e no Edge, que possuem IA melhorada”. E para quem não entendeu, a Microsoft relembra as vantagens do Copilot sobre o antigo, agora ultrapassado assistente: “Em vez de clicar no ícone da Cortana e iniciar a aplicação para alternar para o modo de voz, agora pode usar a voz diretamente e atender às suas necessidades de produtividade através de várias ferramentas.”

É o foi da Cortana

Demorou apenas alguns meses para a Microsoft integrar profundamente o modelo de linguagem GPT no seu sistema operativo e as suas principais aplicações, reformando assim ou assistente Cortana, que tinha apenas 8 anos. Um belo exemplo de rápida adaptação tecnológica.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.