ChatGPT: próxima versão será 10.000 vezes mais eficiente

ChatGPT: próxima versão será 10.000 vezes mais eficiente

14 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

O ChatGPT faz maravilhas, a ponto de a inteligência artificial da OpenAI ter estado em grande destaque nas ultimas semanas. Recentemente, a IA conversacional foi surpreendida ao “ajudar” muitos estudantes de uma universidade em França a escrever um trabalho escrito.

Notamos também que as redes sociais ecoam as respostas mais ou menos sofisticadas do ChatGPT às mais diversas (e por vezes as mais absurdas) questões. Essa tecnologia é baseada no GPT-3, um modelo de linguagem avançado baseado em aprendizagem de máquina. Este modelo está destinado a progredir com as atualizações, uma progressão muitas vezes espetacular de uma versão para outra do software.

O GPT-4 já está em desenvolvimento e a OpenAI deve lançá-lo ainda este ano. A diferença entre GPT-3 e GPT-4 promete ser verdadeiramente gigantesca: A ponto do GPT-4 ser capaz de gerir 100 biliões de parâmetros, contra os “apenas” 175 biliões de parâmetros para GPT-3, ou seja, o GPT-4 seria “aproximadamente” 10.000 vezes mais potente que o GPT-3, o que deveria permitir oferecer novos tipos de serviços, aumentando consideravelmente a sua confiabilidade e sua resistência a dados errôneos.

ChatGPT será ainda muito mais eficiente

O programador Simon Høiberg revela que até acredita que o lançamento do GPT-4 “fará o ChatGPT parecer um brinquedo”.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.