Bluesky: Fundador do Twitter está a desenvolver uma nova rede social

Bluesky: Fundador do Twitter está a desenvolver uma nova rede social

30 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Descentralização, blockchain, criptomoedas, NFTs, em suma, Web3, é a verdadeira paixão de Jack Dorsey, o co-fundador da rede social Twitter, que agora foi despedido por Elon Musk. É certo que esses termos têm má divulgação por causa do colapso dos cursos e dos inúmeros escândalos relacionados à atmosfera de selva que serve de regulação neste universo. Apesar de tudo, o criador do Twitter continua acreditando nos mesmos, e após três anos de trabalho, Dorsey de facto anunciou o lançamento iminente da versão beta da rede social Bluesky .

O grosso do trabalho diz respeito ao AT Protocol, ou “protocolo de transferência autenticado” que oferece ao utilizador a portabilidade das suas contas, a escolha dos algoritmos que pretende utilizar e a interoperabilidade entre as diferentes redes sociais. Isso é fundamental na visão da Bluesky de um sistema descentralizado, onde todos podem decidir instalar a nossa própria rede social onde quiserem, com um host, ou mesmo simplesmente na sua própria infraestrutura.

Para demonstrar a relevância do Protocolo AT, a Bluesky desenvolveu uma “aplicação social” com o mesmo nome. Ainda faltam alguns detalhes importantes, como a rede que dará suporte a essa nova aplicação, ou a gestão da identidade de um utilizador. Bluesky fala sobre o URL criptográfico que protegerá a conta do utilizador e os seus dados.

Bluesky

Bluesky será a próxima plataforma de Jack Dorsey

Outros recursos provavelmente despertarão grande interesse, como a capacidade de escolher os seus próprios algoritmos, o que permitirá ter o controle sobre o que vemos e o que chega até nós. Para a Bluesky, a identidade de um indivíduo não deve pertencer a empresas que não tenham responsabilidade com os seus utilizadores. “Com o protocolo AT, você pode mover a sua conta de um fornecedor para outro sem perder dados.”

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.