Bard: Google vai mudar modelo de linguagem para melhores resultados do seu chatbot

Bard: Google vai mudar modelo de linguagem para melhores resultados do seu chatbot

1 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

Bard, o chatbot do gigante das pesquisas que é alimentado por inteligência artificial, foi recentemente disponibilizado em forma de versão de teste nos Estados Unidos, mas os testadores observam que os resultados não estão no nível daqueles que são apresentados pelo ChatGPT, do OpenAI. Por esse motivo, Sundar Pichai, o chefe da Google, garante que as melhorias virão em poucos dias graças a um novo modelo de linguagem.

Durante um podcast ao pessoal do New York Times, o chefe do Google revela que o Bard mudará para o modelo de linguagem PaLM. Em comparação, ele depende do LaMDA até hoje. Para explicar a diferença, a Google disse que treinou o LaMDA com 137 biliões de parâmetros quando divulgou detalhes dos modelos baseados em linguagem no ano passado. O PaLM, por outro lado, foi treinado com cerca de 540 biliões de parâmetros. Ambos os modelos podem ter evoluído, e crescido, desde o início de 2022, mas o contraste provavelmente mostra por que a Google agora está a fazer a transição lenta do Bard para o PaLM, com o seu conjunto de dados maior e respostas mais variadas.

“Claramente temos modelos com melhor desempenho. Muito em breve, talvez atualizaremos o Bard com alguns dos nossos modelos PaLM mais capazes, que trarão mais recursos, seja raciocínio ou codificação”, disse Sundar Pichai .

Devemos admitir que o ChatGPT já é impressionante como é, especialmente com o GPT-4 que recentemente se tornou disponível. O OpenAI, portanto, parece estar à frente nesta área. Mas o chefe da Google diz para não se preocupar.

Quando o Bard foi apresentado pela primeira, vez em fevereiro, ele reconheceu que a sua dependência do LaMDA deu-lhe uma escala menor, mas sentiu que ter menos poder de computação era uma vantagem porque permitia que mais utilizadores o testassem e fornecessem feedback. O executivo também garantiu que a Google conduzirá a sua própria análise de segurança, e qualidade, assim que tiver informações concretas.

Bard receberá melhorias muito em breve

Por outro lado, Sundar Pichai admite que a inteligência artificial requer supervisão para evitar transbordamentos.

“A IA é uma área muito importante para não ser regulamentada. Também é uma área importante demais para não ser bem regulamentada. Então, estou feliz que essas conversas estejam a acontecer.”

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.