Os Avatares já chegaram ao Microsoft Teams

Os Avatares já chegaram ao Microsoft Teams

1 Junho, 2023 0 Por Joel Pinto

A aplicação colaborativa, o Microsoft Teams, recebeu uma grande atualização na semana passada. A empresa de Redmond não apenas anunciou a disponibilidade em visualização privada da sua plataforma de realidade aumentada Mesh, mas também a implantação gradual de Avatares, na aplicação para Windows e macOS.

Esta funcionalidade, até então testada por um número muito limitado de utilizadores, atingiu agora a sua maturidade para ser adotada pelo público em geral. Para desfrutar da sua própria representação digital, em Avatar, só vai precisar de uma assinatura do Microsoft 365 Enterprise, Microsoft 365 Business ou Teams Premium.

A ideia de participar de videoconferências com personagens virtuais não necessariamente agrada a todos, mas não é totalmente incongruente. Como aponta o diretor de marketing da empresa, os avatares 3D “oferecem uma alternativa à atual opção binária — com ou sem vídeo — nas reuniões do Teams. Avatares e reações personalizáveis ​​permitem que os utilizadores façam uma merecida pausa para a câmara enquanto mostra aos seus colegas que está por lá”.

Além dos Avatares, os programadores agora podem experimentar o Microsoft Mesh, uma plataforma para criar experiências de realidade mista (virtual e aumentada). Este último permitirá que eles criem “espaços imersivos”, que a Microsoft diz que “trará às suas reuniões uma sensação de co-presença natural e unidade, independentemente de onde os participantes estejam. Você interagirá com outras pessoas num espaço que imita muitos elementos de uma interação pessoal, como a capacidade de se aproximar de alguém com quem deseja conversar ou estar num espaço com várias conversas simultâneas sem falar um com o outro. Com o áudio espacial, pode experimentar o som exatamente como faria pessoalmente.”

Microsoft Teams já conta com avatares

Observe que há um preço a pagar para aproveitar ao máximo os espaços imersivos, é que para isso, a Microsoft recomenda enfaticamente o uso de um headset VR, algo que nem toda a gente possui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.