Avast acusada de enganar os utilizadores

Avast acusada de enganar os utilizadores

24 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

O Avast é uma popular ferramenta que oferece segurança, como antivírus, extensões de navegador e outras ferramentas para os computadores. Nos EUA, a Comissão Federal de Comércio (FTC) declarou agora que ela basicamente fez de si mesmo “um jardineiro”.

O software antivírus e as extensões do navegador da empresa não protegeram os dados dos utilizadores conforme prometido, e fizeram precisamente o oposto. Na verdade, o Avast recolheu os dados dos utilizadores para os vender sem o consentimento dos próprios utilizadores.

A Avast deverá, portanto, pagar uma multa de 16,5 milhões de dólares. Além disso, a empresa não pode mais simplesmente vender dados de utilizadores para a indústria da publicidade. Provavelmente foram recolhidos dados sobre, por exemplo, opiniões religiosas, opiniões políticas, localizações, finanças e pesquisas de saúde dos utilizadores. A empresa armazenou essas informações sem restrições de tempo e vendeu os dados acumulados a mais de 100 empresas terceirizadas – sem informar os utilizadores dessa situação.

Diz-se que o Avast fez isso entre os anos de 2014 e 2020, e só depois disto ter entrado em foco através de reportagens mediáticas é que estas práticas empresariais cessaram. O Avast disse que removeu características identificadas das informações, mas a FTC disse que não forneceu anonimato suficiente. Curiosidade: o Avast agora faz parte do NortonLifeLock.

Avast acusada de práticas pouco legais

A FTC também conclui que a empresa enganou os utilizadores ao alegar que o software em questão restringia o rastreamento da web. No final, porém, o próprio software tornou-se no maior polvo de dados, e agora a empresa também deve informar os utilizadores afetados sobre práticas anteriores.

Em comunicado, a própria Avast não parece ter consciência de qualquer culpa e explica que a FTC não está a retratar a situação corretamente, mas está feliz em deixar o assunto para trás e continuar a oferecer aos seus clientes os seus excelentes serviços. Em última análise, é claro, isso não é bom do ponto de vista do utilizador, o que também mostra que os utilizadores não devem confiar cegamente nos fornecedores de software de segurança.

FONTE: FTC

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.