ASUS comentou o caso reportado pela Kaspersky que encontrou malware no Live Update Utility

ASUS comentou o caso reportado pela Kaspersky que encontrou malware no Live Update Utility

27 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

No passado dia 25, abordei aqui, um caso reportado pela Kaspersky que afirmou ter encontrado malware no Live Update Utility, a ferramenta muito utilizada para fazer atualizações de BIOS, UEFI e software para desktops e laptops da ASUS.

Agora a Asus respondeu a esse tema, com uma declaração:

Um pequeno número de dispositivos foi infectado por um ataque complexo a partir dos nossos servidores Live Update, com código malicioso que visa atacar um grupo de utilizadores muito pequeno e específico. O Suporte ao Cliente ASUS já contatou os utilizadores afetados e fornece assistência para eliminar os riscos de segurança.

Na última versão (versão 3.6.8) do Live Update Tool, a ASUS implementou uma correção para esta vulnerabilidade e vários mecanismos adicionais de verificação de segurança para evitar manipulação deliberada na forma de atualizações de software, ou outros meios. Além disso, a ASUS implementou criptografia de ponta a ponta melhorada e atualizou e fortaleceu a arquitetura de software de servidor para o consumidor para evitar ataques semelhantes no futuro.

Para o utilizador final, isso significa que deverá atualizar o ASUS Live Update Tool. Para validar os sistemas potencialmente afetados, a ASUS criou uma ferramenta de diagnóstico online, que pode ser descarregada aqui.

A Asus quis passar a ideia de que os utilizadores “normais” não era afectados, mas algo me diz que isso não é completamente verdade. Sendo ela uma das maiores fabricantes mundiais de PC’s, não deverá querer ver a sua reputação descer por causa de um problema de malware, e daí a empresa parecer querer desvalorizar este caso, dando a informação que já contactou os afetados.

Pessoalmente, isso cheira-me a sacudir a água do capote, de modo a que não se faça muito ruido em torno desse problema. A verdade é que 2 ou 3 dias depois de ter sido descoberta essa falha, a Asus fez sair uma nova versão da sua aplicação, que resolve esse problema.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.