ASUS anuncia a GeForce RTX 2070 Turbo EVO

ASUS anuncia a GeForce RTX 2070 Turbo EVO

23 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

A ASUS anunciou uma nova variante da sua placa gráfica GeForce RTX 2070 com um mecanismo de resfriamento do estilo soprador. Com os modelos da Founder’s Edition a mudar para coolers de duplo ventilador, esta abordagem de estilo de soprador, por parte da Asus, é um retrocesso para uma antiga tradição de refrigeração de placas de vídeo.

Num cooler estilo soprador, o ar frio é enviado diretamente pela abertura do ventilador. Portanto, não há aberturas no corpo do mesmo, e por consequência o ar quente é soprado através de uma grade IO traseira especialmente projetada.

Para uma exaustão ideal, a ASUS dedica toda a parte superior do IO traseiro com as ranhuras de ventilação, pelo que colocou o conector USB-C e moveu o DisplayPort para a linha inferior. De fato, mais da metade do suporte IO traseiro é para ventilação. Embora não haja conectores USB-C, ainda há duas portas HDMI 2.0b e duas DisplayPorts (1.4) disponíveis.

Além de mudar as soluções de refrigeração, a ASUS também optou por remover o NVLink. Portanto, os utilizadores que desejam executar uma configuração de SLI, não podem optar por esta solução.
Para além destas diferenças, esta versão Turbo EVO é idêntica à versão Turbo (versão não-EVO). Ambas possuem ventiladores IP5X de 80mm com rolamento de esferas duplo e iluminação subtil na lateral. Os dois também foram sujeitos ao teste de estabilidade de validação ASUS de 144 horas antes do serem disponibilizadas com velocidades de clock base de 1410MHz e aumento de 1620MHz no modo Gaming ou 165MHz boost clock no modo OC.

Preço e disponibilidade

A ASUS não revelou o preço oficial no momento. No entanto, considerando que a versão RTX 2070 Turbo custa atualmente cerca de € 450, espera-se que a versão Turbo EVO tenha um preço um pouco mais baixo. Acaba por ser uma boa solução para quem não quer ou precisa de SLI

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.