Como aproveitar a sua assinatura de VPN nos serviços de streaming?

Como aproveitar a sua assinatura de VPN nos serviços de streaming?

8 Setembro, 2022 Não Por Redação

Uma assinatura de VPN habitualmente traz benefícios já bastante conhecidos tanto para usuários domésticos quanto corporativos: um incremento de segurança, por conectar-se a servidores privados seguros, e privacidade, devido à camuflagem do IP durante a navegação.

Porém, serviços de VPN trazem vantagens adicionais sobre as quais muita gente ainda não se deu conta: contornar limitações de serviços de streaming de vídeo. Confira a seguir como esse recurso de navegação pode ajudar você a extrair o máximo dessas plataformas de mídia em pleno processo de popularização e diversificação.

Bloqueador de anúncios

Embora nem todos os serviços de VPN tenham o recurso de bloqueador de anúncios, ele tem se tornado cada vez mais comum. Publicidade e rastreadores da web recebem a atenção de muitas empresas de cibersegurança, que têm desenvolvido funcionalidades para cercear seu limite no mesmo programa da VPN.

Embora anúncios (ainda) não façam parte do modelo de negócios da Netflix, outras plataformas do género como HBO Max, Hulu e Pluto TV exibem publicidade juntamente com suas atrações.

Para essas plataformas, caso a frequência e a mensagem da publicidade sejam um incómodo, convém ligar o bloqueador de anúncios quando se está assistindo pelo computador ou celular.

VPN

Economizar com mensalidades

A internet rompe barreiras físicas quando o assunto é oferecer produtos e serviços. No entanto, muitos itens ou assinaturas comercializadas no meio digital têm preços variáveis. Isso se aplica a passagens de avião, bens vendidos numa loja e – sim – a mensalidades de serviços de streaming de vídeo.

Acompanhe a lógica: se uma VPN permite escolher servidores de internet espalhados pelo mundo, por que ela não permitiria selecionar uma assinatura de um streaming num país que cobra uma mensalidade menor?

De fato, apesar de as empresas de streaming se oporem a essa prática, é possível contornar os preços da mensalidade local em seu país, optando por uma assinatura de um país mais barato.

Tomando como exemplo a Netflix, constata-se que pode haver grande diferença não apenas no preço, mas também no catálogo de um país para o outro. Comparando e aderindo à assinatura de um país mais em conta, é possível fazer uma economia anual significativa com filmes sem abrir mão do conteúdo.

Já que essa manobra contraria seus interesses, a Netflix pode banir usuários que usem da VPN com essa finalidade. Mas é possível utilizá-la mesmo assim!

Guia rápido

Depois de identificar o país com a tarifa mais econômica, conecte-se ao navegador sediado em tal lugar. Consulte o comparativo dos países para tomar essa decisão. Alguns países da Ásia e  da América do Sul tendem a ter preços proporcionalmente inferiores aos da Europa, América do Norte ou Norte da África, por exemplo. Levando em conta apenas nosso continente, Argentina e Colômbia têm mensalidade mais barata que a brasileira.

Em seguida, você deverá usar um meio de pagamento nativo de tal país ou um código de presente do Netflix. A localidade da transação é um passo fundamental para que o serviço não identifique sua real localização e bloqueie seu acesso.

Por fim, abra sua conta e utilize os serviços sempre com a conexão localizada no servidor de seu país de escolha.

Embora tenhamos utilizado o Netflix como exemplo, a oferta de outros serviços de streaming de vídeos, como Amazon Prime ou YouTube Premium, podem também ser adaptados às suas necessidades com esse método.

Catálogos variáveis

Conforme mencionamos de passagem acima, os catálogos também variam entre um país e outro nos serviços de streaming. Leve isso em conta na hora de escolher sua assinatura em outra localidade!

Esse tipo de vantagem é providencial quando queremos acompanhar uma nova série norte-americana, por exemplo, que sai antes (ou exclusivamente) em plataformas como Hulu, que não são populares ou não oferecem serviço no Brasil.

Em outros serviços, como MUBI ou Netflix, muitas vezes é possível “ignorar” as datas limites de títulos em cartaz nas respectivas bibliotecas de filme, aproveitando prazos mais amplos de outros países.