União Europeia avisa Apple que não aceita o iPhone com porta USB-C proprietária

União Europeia avisa Apple que não aceita o iPhone com porta USB-C proprietária

5 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

Há anos, a União Europeia faz campanha pelo estabelecimento de uma única porta de carregamento em todos os smartphones, sejam eles Android, iOS ou qualquer outro sistema operativo. Esta medida tem antes de mais um objetivo ecológico, uma vez que irá reduzir drasticamente a produção de lixo eletrónico como os carregadores fornecidos com os nossos smartphones.

Resumindo, a ideia é a seguinte: um único padrão de carregamento para todos os telefones. Em outubro de 2022, a União Europeia deu a aprovação final a esta ambiciosa medida. Isso significa que a partir de 2024, todos os telemóveis, tablets, e-readers, câmaras, consolas de jogos portáteis, ratos e teclados sem fios ou mesmo GPS com potência igual ou inferior a 100W serão recarregados através de uma porta USB-C.

Como resultado, a Apple não terá outra escolha a não ser abandonar o seu padrão Lightning em favor do USB-C universal. E mesmo que ainda não tenha sido confirmado oficialmente pela marca, há grandes hipóteses de que o iPhone 15 seja o primeiro a chegar com uma porta USB-C.

Mas nas últimas semanas, vários rumores evocam um projeto da Apple: o de desenvolver a sua própria certificação proprietária USB-C. Como deve ter entendido, ao fazer isso, a Apple poderia, portanto, reservar certas funcionalidades, como carregamento rápido ou transferência de dados em alta velocidade, para os cabos USB-C certificados pela Apple.

E para a Comissão Europeia, isso está fora de questão. Embora se trate de meros rumores, a instituição preferiu avisar de imediato. Numa carta vista pela Agência de Imprensa Alemã (dpa) em Bruxelas, o comissário da Indústria da União Europeia, Thierry Le Breton, disse que “tais restrições na interação com os embarcadores são inadmissíveis”.

iPhone deverá contar com uma porta USB-C Universal

Ele acrescenta: “Dispositivos que não atendem aos requisitos de carregador único não serão permitidos no mercado da UE. A Comissão lembrou isso à Apple durante uma reunião em meados de março de 2023″. A mensagem tem o mérito de ser clara. Por enquanto, a Apple não reagiu à declaração de Thierry Le Breton ou aos rumores de propriedade do USB-C mencionados acima.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.