Apple: Ecrã de 120Hz dos modelos Pro do iPhone 13 altamente limitados

Apple: Ecrã de 120Hz dos modelos Pro do iPhone 13 altamente limitados

25 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Com a chegada dos novos iPhone 13 Pro e Pro Max, a Apple finalmente disponibilizou ecrãs com taxa de refrescamento adaptativa que podem chegar aos 120Hz, mas ao contrário do que acontece nos smartphones Android, essa taxa de refrescamento nem sempre pode ser utilizada.

É que segundo novas informações, a Apple limitou a utilização de 60Hz para aplicações de terceiros. Ou seja, se um jogo estiver preparado, por exemplo, para ser jogado a 90 ou a 120Hz, isso não acontece no iPhone, já que a empresa da maça limita a 60Hz.

Alguns programadores estão a reportar que receberam os seus novos telefones, e reparam que o iOS 15 está a limitar as suas aplicações a 60Hz, quando o ecrã pode utiliza o dobro dessa frequência, e isso é uma grande falha por parte da Apple. No entanto, os 120Hz podem ser utilizados na interface do sistema operativo. E isso é algo altamente discriminatório.

120Hz

iPhone 13 Pro e Pro Max apenas usam os 120Hz na interface

De momento ainda não se sabe os motivos pelo qual a Apple aplicou esta limitação. E nem sequer se sabe se foi algo propositado ou é algum erro no sistema operativo que está a causar isso.

No entanto, não é difícil adivinhar que esta será uma limitação imposta pela Apple para preservar a vida util da bateria dos equipamentos, já que os iPhones nunca foram muito conhecidos por contar com grande autonomia, e um ecrã de 120Hz ainda poderá piorar essa situação.

Por agora resta esperar por uma explicação por parte da Apple, mas ter um ecrã de 120Hz e não deixar os utilizadores tirar proveito do mesmo, e só algo completamente fora do normal.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.