Apple anuncia os novos iPhone 12 e iPhone 12 Mini

Apple anuncia os novos iPhone 12 e iPhone 12 Mini

13 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

Num evento que ainda está a decorrer (no momento em que o artigo está a ser escrito) a Apple anunciou os novos iPhone 12 e iPhone 12 Mini. Um dos pontos que a empresa fez questão de dar algum destaque, é o facto de serem compatíveis com as redes 5G, afirmando mesmo que o iPhone 12 Mini é o mais pequeno smartphone do mercado com acesso às redes de nova geração.

No entanto, apesar de ter suporte para as redes 5G, os equipamentos não se manterão ligados a essas redes, mesmo que disponíveis. A Apple informou que os mesmos só se ligam a essas redes quando necessário, com o intuito de reduzir o consumo energético. E essa tecnologia a Apple chama de Smart Data Mode. Esse foi um bom movimento da Apple, já que é sabido que o consumo energético das redes 5G é muito superior, por exemplo, ao do 4G.

No interior dos equipamentos teremos um novo chip da empresa, o A14 Bionic, que segundo a Apple é o chip mais rápido que alguma vez equipou um smartphone, e é construido no processo de 5nm. Esse chip conta com um processador com 6 núcleos, e um GPU com 4 núcleos. Alem disso, o processamento de ML do Neural Engine também é muito melhor que o do seu antecessor, já que conta com 16 núcleos em vez dos 8 anteriores, que garantem um aumento de velocidade de 80 por cento. E isso, segundo a Apple, irá permitir que os jogos no iPhone tenham uma qualidade igual aos das consolas.

Mas certamente quererão conhecer as especificações técnicas dos dois equipamentos revelados no inicio do artigo.

iPhone 12

Trata-se de um smartphone com um ecrã de 6,1 polegadas, do mesmo tamanho da geração anterior, no entanto, o seu corpo é mais compacto e leve que o seu antecessor, graças ao novo ecrã OLED chamado de Super Retina XDR, com suporte para Dolby Vision, HDR10 e HLG. A redução é significativa, e chega a 11% em espessura e peso e 15% em volume, resultado que comprova a excelência do trabalho realizado pelos engenheiros da empresa. Este smartphone é protegido pelo Ceramic Shield, que oferece quatro / seis vezes mais resistência a quedas do que o vidro da geração anterior.

O sector fotográfico oferece dupla câmara traseira, com sensores de 12 megapixeis, a principal com lente grande angular, estabilização óptica de imagem e abertura f/1.6, e a secundária é um sensor ultra grande angular (FoV 120 graus) com abertura f/2.4. Ambos contam com o modo nocturno, que agora também pode ser usado com a câmara frontal, e que traz um aumento de desempenho de 27%.


Com o iPhone 12 também chega o MagSafe, para carregamento avançado sem fio, um sistema que usa íman para atingir uma potência de 15 watts, os acessórios compatíveis com a tecnologia MagSafe são ligados magneticamente na tampa traseira do telefone, com um sistema que lembra aquele que é usado na Apple Assista, o carregador sem fio e uma nova capa protectora.

iPhone 12 mini

Este é o telefone indicado para todos os fãs da Apple que gostam de telefones mais pequenos, já que ele tem o mesmo desempenho do iPhone 12, mas com um corpo ainda mais compacto, com um ecrã Super Retina XDR de 5,4 polegadas com a resolução 1080 x 2340 pixels, mas com dimensões significativamente menores que o do iPhone SE 2 que tem um ecrã de 4,7 polegadas.
Por conter dimensões muito reduzidas, a Apple foi forçada a remover o TouchID, o icónico leitor de impressão digital, substituindo-o pelo FaceID, o incrível sistema tridimensional de reconhecimento facial.

iPhone 12 mini

Preço e disponibilidade do iPhone 12 e iPhone 12 mini

Tanto o iPhone 12 como o iPhone 12 mini não terão carregador na caixa, tal como não terá qualquer fone de ouvido com fio, que podemos encontrar nos modelos anteriores. As pré-encomendas do iPhone 12 vão começar a partir de 16 de Outubro com um preço a começar nos $799.

O iPhone 12 Mini estará disponível para compra a partir de 6 de Novembro por $699.

Ambos os modelos estarão disponíveis em cinco cores: branco, preto, azul, verde e vermelho.

Este artigo ainda se encontra em actualização

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.