Android: Pixel 7 é o primeiro smartphone no mercado com característica única
14 Outubro, 2022Estamos perante uma data histórica para o mercado de smartphones Android. A versão mais recente do Android 13 que está instalada no Pixel 7, e 7 Pro, não permite iniciar aplicações codificadas em 32 bits.
Esta não é uma restrição de hardware, mas uma restrição de software na medida em que o processador Tensor Core 2 é perfeitamente capaz de gerir os 32 bits, além dos 64 bits.
Os Pixel 7, portanto, tornam-se os primeiros smartphones Android “completos” de 64 bits, o que não deve causar qualquer alteração específica para os proprietários desses equipamentos (exceto talvez algumas aplicações muito antigas que não são atualizadas há muito tempo).
Há rumores de que o mesmo vai acontecer com o próximo tablet da Google, o que pode abrir caminho para o resto do mercado sob o ecossistema Android. Um pequeno lembrete histórico, na Apple, a mudança para 64 bits aconteceu em 2017, com o lançamento do iOS 11.
Pixel 7 é o primeiro smartphone Android totalmente em 64 bits
Mas quais as diferença entre 32 bits e 64 bits? A grande diferença está no tamanho dos registadores. Com 64 caracteres geriveis simultaneamente contra os 32 caracteres num chip de 32bits. Alem disso, os processadores/sistemas de 64 bits são mais rápidos porque podem processar mais dados simultaneamente.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.