Android: Google quer revolucionar a forma como são instaladas as aplicações

Android: Google quer revolucionar a forma como são instaladas as aplicações

22 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

A Google parece determinada a acelerar a instalação de aplicações nos smartphones Android. Segundo um leak recente, a gigante das pesquisas está a trabalhar numa ferramenta capaz de optimizar o processo. Concretamente, o sistema determina automaticamente quais as funcionalidades da aplicação que o utilizador vai precisar assim que a mesma for iniciada, e essas funções são instaladas prioritariamente.

Recentemente foi descoberta uma menção de uma ferramenta chamada “Optimização da instalação da aplicação” na versão mais recente (24.5.13) da Play Store. Também foi encontrada uma descrição completa desse recurso, ainda em desenvolvimento, num documento de suporte publicado recentemente pela Google.

Essa nova ferramenta visa essencialmente acelerar o processo de instalação de aplicações através da Play Store.

“Quando activa a optimização da instalação de aplicações, a Google pode determinar quais as partes da aplicação que vai usar ao abri-la pela primeira vez. Quando um número suficiente de utilizadores activa a ferramenta, a Google pode optimizar a instalação, abertura e execução da mesma” detalha a Google na sua página de suporte.

Vamos imaginar que descarrega o Facebook pela primeira vez. A Google vai instalar prioritariamente as secções da aplicação destinadas a configurar o seu perfil. Este sistema é baseado nos hábitos dos utilizadores da Play Store. Os seus dados são combinados com os de outros utilizadores para identificar as partes da aplicação que são mais importantes para a maioria dos utilizadores. Sem surpresa, a Google garante que a Play Store não recolherá dados do utilizador.

Google Android

Forma como as aplicações são instaladas no Android em vias de receber melhorias da Google

“Ele também não recolhe informações sobre o conteúdo descarregado, ou carregado, na aplicação, como imagens”, promete a Google.

Essa novidade oferece várias vantagens, detalha a Google. Em primeiro lugar, agiliza a instalação das aplicações e reduz o tempo necessário para a primeira abertura. Além disso, a empresa garante que essa opção reduz a pressão exercida sobre o processador, e bateria, do smartphone e reduz o espaço de armazenamento alocado para cada aplicação.

A opção ainda está em desenvolvimento e deve chegar à Play Store nos próximos meses.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.