Android: Google acusada de ocultar intencionalmente as opções de privacidade

Android: Google acusada de ocultar intencionalmente as opções de privacidade

31 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Diversos documentos apresentados numa acção judicial conta a Google revelam que o gigante das pesquisas ocultou intencionalmente as opções de privacidade do sistema operativo Android. A empresa queria que o mínimo possível de utilizadores as conseguisse encontrar.

A Google é uma empresa que gera receitas, essencialmente através de anúncios e, portanto, recolhe o máximo de informações possível sobre os utilizadores, e uma das informações recolhidas é a sua localização. Há uma configuração para desactivar esse rastreamento de localização e é obviamente bem-sucedido. Portanto, isso levou a Google a dificultar o acesso para que os utilizadores não o encontrassem na primeira tentativa.

Segundo os documentos, os funcionários da Google disseram que não havia como conceder acesso à localização a uma aplicação de terceiros no Android sem, ao mesmo tempo, permitir que a empresa recolhesse as informações. Um funcionário lembrou que a empresa não queria que essa informação aparecesse na comunicação social.

Além do mais, a Google pediu a alguns fabricantes, incluindo a LG, que tomassem medidas para ocultar as opções nos seus próprios smartphones. Isso ocorre porque alguns fabricantes usam uma Interface, com uma aparência diferente, do que aquela que é oferecida pela Google.

privacidade Android

Google acusado de dificultar o acesso às opções de privacidade do Android

Outro funcionário acrescentou que “é assim que a Apple almoça”, dizendo que o rival teria “maior probabilidade” de permitir que os utilizadores partilhem dados de localização com aplicações, mas não com a própria Apple.
Não sabemos se a táctica para ocultar as opções de privacidade no Android ainda é relevante nos dias de hoje, mas a Google respondeu com o seguinte:

Mark Brnovich, promotor do Arizona, e os nossos concorrentes por trás desse processo fizeram de tudo para deturpar o nosso serviço. Sempre criamos protecções de privacidade nos nossos produtos e fornecemos controlos fortes para os dados de localização. Estamos ansiosos para esclarecer as coisas.

Segue-se o processo contra a Google e uma reclamação do Arizona. O estado dos EUA garantiu que a Google está a forçar a geolocalização dos utilizadores do Android.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.