Android 12.1 a ser preparado para melhorar a experiência em telefones dobráveis

Android 12.1 a ser preparado para melhorar a experiência em telefones dobráveis

19 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Google ainda não disponibilizou a versão estável do altamente esperado Android 12, mas a verdade é que a empresa já está a trabalhar no Android 12.1. Ainda não são conhecidas as diferenças entre os 2 sistemas, mas novas informações que estão a ser divulgadas pelo pessoal do XDA, dão conta de que são voltadas para os telefones dobráveis.

Segundo os mesmos, este Android 12.1 deverá ser dedicado a smartphones com ecrã dobrável, e acima de tudo para melhorar significativamente a sua experiência de utilização. E essa é mais uma clara indicação de que a empresa está a preparar o Pixel Fold, que tudo indica que será lançado ainda em 2021.

O pessoal do XDA verificou a existência de um recurso de barra de tarefas encaixado em versões beta anteriores do Android 12, e encontraram um tutorial que vem acompanhado de algumas sequências de código que sugerem como a barra de tarefas se vai comportar.

Android 12.1

Android 12.1 dedicado aos telefones com ecrã dobrável?

Por padrão, o dock permaneceria aberto no ecrã inicial, ou quando uma exibição de ecrã dividido fosse iniciada, e se ocultaria quando o utilizador abrir uma aplicação em FullScreen. Segure e arraste uma aplicação da barra de tarefas para abri-lo em qualquer metade do ecrã quando o telefone estiver aberto, toque e segure a barra de tarefas para encaixá-la, ou ocultá-la e, é claro, pode adicionar aplicação à sua escolha.

O código do sistema descreve animações optimizadas ao dobrar, e desdobrar, o ecrã e fornece uma imagem de um telefone desdobrado a mostrar a barra de tarefas. É interessante notar que a imagem mostra duas instâncias separadas do navegador Chrome do Google, portanto, podemos ver suporte para isso no Android 12.1, para uma melhor experiência multitarefa.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.