Análise Vivo Y76 5G: A gama média de uma nova marca a operar em Portugal

Análise Vivo Y76 5G: A gama média de uma nova marca a operar em Portugal

29 Abril, 2022 1 Por Joel Pinto

A vivo é uma marca de smartphones que vai começar a operar oficialmente em Portugal a partir do próximo dia 2 de Maio. Trata-de de uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones que finalmente começam oficialmente a operar no mercado nacional. E no próximo dia 2 de Maio chegam ao mercado nacional os seus 2 primeiros smartphones, os vivo V23 e vivo Y76 5G.

E como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é dedicado à nossa análise do vivo Y76 5G, um smartphone da gama média, que tal como tinha referido, chega a Portugal já no próximo dia 2 de Maio.

Além da sua conectividade de última geração, o 5G, este Vivo Y76 quer acima de tudo seduzir o público por se tratar de um equipamento versátil e com recursos fotográficos excepcionais, tendo em conta a sua gama. Ele também se orgulha de ser o smartphone 5G mais fino da gama Y, um elemento importante quando se procura delicadeza no design, mas também leveza inigualável. E será isso suficiente para nos surpreender? É isso que vamos tentar perceber, e fiquem já a saber que este é o primeiro equipamento (espero de muitos) da vivo que tenho oportunidade de testar.

Este vivo Y76 5G possui um design que pode ser descrito como ousado. A cor do equipamento que recebi para testes é descrita como Cosmic Aurora, e é adornado com uma cor azul levemente holográfica, cromado nas bordas e acetinado na parte traseira. Os acabamentos são limpos e tudo é muito bem conseguido. Apesar de ser construido principalmente em plástico, ele é muito agradável de segurar e aparenta ter uma boa qualidade de construção.

vivo Y76 5G

No entanto, não posso deixar de referir que a sua parte traseira deste vivo Y76 5G parecer um pouco escorregadia. No entanto, as mais "avarentos" vão ficar contentes em saber que a marca fornece uma película protectora, bem como uma capa flexível transparente.

O seu tamanho e formato são bastante clássicos, a vivo não arrisca e prefere apostar num design já conhecido, e é uma aposta segura. Apenas o bloco dos sensores fotográficos se destaca um pouco, pois é elevado em cerca de dois milímetros, o que impede que ele fique completamente plano quando pousado numa mesa. Além disso, a configuração geral do smartphone é padrão, temos uma porta USB-C na parte inferior, a porta SIM na parte superior, além dos botões power e de volume na direita, bem como o seu sensor de impressão digital, que está montado no botão power. Há também dois microfones (um em cima e um em baixo) e apenas um único altifalante na parte inferior.

Por fim, a vivo optou por manter uma porta jack de 3,5mm no seu Y76, que deixou de ser relevante para muitos dos seus concorrentes.

Quanto ao seu ecrã, aqui temos um painel LCD com 6,58 polegadas com a resolução FullHD+, com 1080x2400 pixeis, e taxa de refrescamento "padrão" de apenas 60Hz. Está longe de ser um excelente ecrã, já que tende a ter alguma falta de brilho, e sob luz solar, é muito complicado de se conseguir ver o seu conteúdo. Em ambientes fechados, funciona bem, sem qualquer problema.

Agora vamos do desempenho deste vivo Y76 5G, que mais uma vez não é necessariamente excepcional, mas permanece alinhado com o que a marca pode oferecer na gama média. No seu interior, temos um chip da Mediatek, o Dimensity 700, além de uma bateria com 4100mAh. Se não for um utilizador muito intensivo, a sua bateria dura alguns dias, e com uso regular diário, ele oferece quase 2 dias de autonomia, que algo realmente muito bom. A boa notícia também é ele tem suporte para o carregamento de 44W e o carregador adequado vem na caixa, que carrega totalmente o telefone em pouco mais de uma hora.

Sem surpresa, nos testes de benchmark verificamos que este vivo Y76 está posicionado na faixa intermediária, mas no dia-a-dia, ele não tem problemas para executar as tarefas solicitadas. Mas quero referir que não é o smartphone mais indicado para aplicações exigentes, como certos jogos mais pesados, como por exemplo os PUBG Mobile, Call of Duty Mobile, ou qualquer outro em 3D, já que eles tendem a aquecer um pouco o telefone, e o seu desempenho fica um pouco distante do aceitável. Nada dramático já que é o habitual neste tipo de equipamentos. Aplicações como o Facebook, email, Instagram, browsers, etc.. executam sem qualquer tipo de problema.

E já que estamos a falar de software, fique a saber que este vivo Y76 5G vem com o sistema operativo baseado no Android 12, e para ser mais preciso, vem com o FunTouch OS 12. Por padrão, a aparência geral das aplicações talvez seja um pouco pequena demais, portanto, tende a tornar-se numa interface pesada. Além disso, ele conta com o patch de segurança referente ao mês de Março de 2022, que é algo muito bom. Outro ponto realmente muito positivo, é a ausência de bloatware, e aqui a marca dá uma lição às outras fabricantes chinesas.

Chegou o momento de falar na secção fotográfica deste vivo Y76 5G, e fique a saber que este é o aspecto no qual a Vivo aposta grande parte do seu discurso de vendas. Na parte traseira do smartphone temos um módulo fotográfico que é composto por três sensores fotográficos. O sensor principal conta com 50MP e uma abertura de f/1.8, um sensor Bokeh 2MP com abertura f/2.4 e um sensor Macro de 2MP com abertura f/2.4. Como sempre, o último é bastante anedótico, então posso dizer que o utilizei muito pouco. Quanto aos outros dois, eles realmente não cumprem a 100% com aquilo que a Vivo nos promete. Em geral, os detalhes não são tão nítidos como imaginávamos, e o vivo Y76 5G esforça-se para trazer as impressões de profundidade, apesar de contar com um sensor bokeh (ou profundidade, como preferir chamar). Portanto, temos uma imagem muitas vezes muito estática, mas com cores realmente bonitas e muito bom contraste. Apesar de tudo, é um aparelho mais que suficiente para tirar algumas fotos do dia a dia, principalmente quando o clima é propício para isso.

Com pouca luz, o dispositivo tende a agarrar-se a toda a luz que conseguir, mesmo que isso signifique criar um leve ruído digital, perceptível, mas não excessivamente irritante. Embora isso às vezes possa ser um bom ponto, também é propenso a alterar as cores, fazendo com que elas se movam para um espectro mais quente. Na frente temos um sensor de 16MP que está dentro de um entalhe em forma de gota de água no ecrã. As suas selfies são de qualidade bastante mediana e, mais uma vez, a nitidez nem sempre está lá, é tudo uma questão de luz. Em boas condições de luz, temos excelentes fotos, mas quando ela falta, a qualidade tende a piorar. Como sem comporta para as fotos nas redes sociais? São mais do que suficientes.

Veredicto Final vivo Y76 5G

Gosto muito do seu visual elegante e da sua "pegada" muito agradável. Este vivo Y76 5G é muito semelhante a muitos outros equipamentos actualmente no mercado, é sem grande surpresa é um smartphone prático, e apesar de não se destacar em qualquer ponto, ele toca em todos os pontos, uns com mais destaque do que em outros.

A parte menos positiva é sem duvida as fotos em condições de pouca luz, algo que a empresa pode melhor em termos de software, e o seu ecrã também tende a ser demasiado escuro. Confesso que esperava um pouco mais desta duas áreas.

vivo Y76 5G

No entanto, ele também tem pontos muito positivos, e desde logo a começar pela sua autonomia, é realmente muito boa. O seu desempenho geral também não é mau, já que tirando os jogos mais pesados, ele executa tudo o resto sem grande problema.

Como tal, a minha nota para este vivo Y76 5G é:

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.