Análise Trust Maxo: Um carregador de parede de 45W

Análise Trust Maxo: Um carregador de parede de 45W

16 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Começa a ser uma prática habitual nas fabricantes de smartphones, a não inclusão de um carregador na caixa dos seus novos dispositivos. Por isso, os utilizadores são forçados a comprar separadamente um carregador novo, ou utilizar um que já tenham em casa. Mas quando não tem um novo carregador? Ou compra um da própria fabricante ou compra um de uma fabricante de terceiros.

Se um carregador da marca chega a custar dezenas de euros, um carregador de terceiros muitas vezes oferece mais do que aquilo que a marca tem para oferecer, com um preço muito inferior. E esse é o caso da Trust, que no passado mês de junho anunciou a sua nova série Maxo, que conta com carregadores USB-C de até 100W. E como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, o mesmo é dedicado ao Trust Maxo de 45W.

O que vamos conhecer nesta análise?

O Bom

Este Trust Maxo de 45W suporta a especificação USB Power Delivery que é utilizada para carregar rapidamente uma seleção crescente de smartphones e outros gadgets. Como o nome sugere, a potência máxima é de 45W, tornando este produto adequado para carregamento de smartphones, tablets e pequenos laptops.

O carregador da Trust é um carregador de smartphone de tamanho padrão, em vez de um companheiro de viagem ultracompacto. Ainda assim, tem um tamanho razoável de apenas 8,3 x 4,8 x 2,7 cm e pesa 70g. Na caixa, encontrará apenas o carregador branco marcado com o logótipo da Trust, alguma papelada e um cabo USB-C nas duas pontas com 2 metros.

Com protocolos de fornecimento de energia USB e fonte de alimentação programável integrados, o carregador foi desenvolvido para dispositivos modernos. Ele tem energia suficiente e os protocolos certos para carregar rapidamente o Google Pixel 8 , Pixel 8 Pro e até mesmo os equipamentos da série Galaxy S23 na sua velocidade máxima.

45W também é energia suficiente para carregar tablets alimentados por USB-C e alguns laptops menores. Ele suporta até 20V a2,25A, 5V/9V/15V a 3A, de 3,3V ~11V a 3,5A e de 3,3V~16V a 3A, que pode não ser suficiente para laptops USB-C mais exigentes.

[quads id=RndAds]

Levando tudo isso em consideração, a Trust estabeleceu um preço muito competitivo para este carregador, que está algo em torno dos 39,99 euros. Outros produtos originais podem custar o dobro, ou mais, e a Trust está alinhada com os preços competitivos que esperamos de produtos de terceiros.

O Menos Bom

A unidade que recebemos para teste foram testados em vários dispositivos. Embora o Trust Maxo seja compatível com os padrões USB mais recentes, ele não funciona com protocolos de carga rápida mais conhecidos. Se deseja carregar rapidamente dispositivos Quick Charge 3.0 ou Apple 2.4A mais antigos, não vai ter sorte. Eles estão presos às velocidades de carregamento lentas padrão do USB-C.

Um incómodo menor é a velocidade que obterá ao carregar o Google Pixel 8. Com base no marketing do Trust este carregador está pensado para telefones com suporte para o carregamento de até 45W, mas os nossos próprios testes revelaram que o Pixel 8 não conseguiu carregar a mais de 28W, quando a Google anuncia velocidade de carregamento de 30W. Ou seja, este Trust Maxo carrega o Pixel 8 tão rápido como qualquer outro carregador do mercado. O consumo de energia de 28W parece ser limitado pelo telefone e não pelo carregador em si, então trate isso como uma crítica ao marketing da Google, e não à qualidade deste carregador.

[quads id=RndAds]

Veredito Final Trust Maxo

Há muito pouco a discutir sobre este Trust Maxo de 45W. Ele oferece especificações de carregamento sólidas, energia suficiente para telefones e tablets e é bem construído. Parece ser uma escolha particularmente sólida para quem precisa de um carregador rápido e não dispendioso. E inclusão de um cabo USB-C nas duas pontas também me parece ser uma mais valia, já que nem todas as fabricantes o disponibilizam. Alem disso, um cabo com 2 metros não é fácil de encontrar, e quando encontramos o seu preço tende a ser alto.

As únicas situações em que não recomendo este adaptador são se precisar de carregar rapidamente um laptop ou quiser aproveitar o Quick Charge de algum dispositivo. O Trust Maxo não oferece suporte a esse padrão, e isso pode não ser o melhor para uma compatibilidade mais ampla.

Ainda assim, por 39,99 euros parece-me ser um preço muito ajustado para aquilo que tem para oferecer, por isso, a nosso nota para o mesmo é:

O Maxo foi-nos gentilmente disponibilizado pela Trust para que está review pudesse ser realizada. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.