Análise Tekken 8: O que era bom ficou ainda melhor

Análise Tekken 8: O que era bom ficou ainda melhor

6 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Tekken à muito que é uma franquia de culto, e quando falamos de jogos de luta ele surge entre os principais, e os melhores que podemos jogar. No final do passado mês de janeiro foi lançado o mais recente jogo dessa série, o Tekken 8, que como não podia deixar de ser, testamos o mesmo.

Com Tekken 8 temos um drama familiar avassalador e uma mecânica incrivelmente complexa que é mais fácil de aprender do que nunca. Muitas franquias populares de jogos de luta ressurgiram com os seus melhores lançamentos. Embora a Bandai Namco tenha tomado medidas para tornar o Tekken 8 o melhor jogo para os novos fãs experimentarem, ele ainda é um dos jogos de luta mais complexos (e ainda bem).

Os conjuntos de movimentos complexos da franquia podem ser mais fáceis de dominar com uma nova opção de controlo de especialidade, e tutoriais mais profundos do que nunca tornam este jogo mais acolhedor para os novos jogadores. A grande variedade de modos inclui mergulhos profundos em cada personagem para o treino, história e personalização que podem facilmente preencher centenas de horas aos jogadores que desejam aproveitar tudo o que lhes é disponibilizado. Várias etapas foram tomadas para que os novos jogadores possam escalar a íngreme curva de aprendizagem que é o penhasco de Tekken.

Esquemas de controlo simplificados tornaram-se uma tendência em muitos jogos de luta, e este Tekken 8 apresenta controlos especiais que permitem aos jogadores executar facilmente ataques, arremessos e combos aéreos exclusivos com um simples toque de botão. Ao contrário de outros esquemas simplificados do género, o "Estilo Especial" de Tekken 8 usa os mesmos ataques de um personagem em vez de deixar a IA decidir quais os ataques do extenso conjunto de movimentos de um personagem que deve usar. No entanto, eles podem ser ligados, e desligados, numa batalha com um único botão, e as opções de personalização de entrada ainda são 100% substituíveis, oferecendo mais opções de jogo do que os jogos anteriores desta série.

A nova mecânica de jogo inclui o Heat System, que pode desbloquear habilidades extras e ajudar a causar grandes danos aos nossos opositores. Ele pode ser utilizado uma vez por ronda de modo a melhorar o desempenho do lutador com um aumento de poder que pode causar danos aos inimigos que o defendem. Para jogadores casuais, o Heat System é uma adição útil que pode mudar o rumo de uma batalha... aparentemente perdida. Embora existam vários movimentos especiais para cada personagem, ataques finais chamativos podem ser executados com um único toque no botão depois que a saúde atinge um ponto baixo, para que mesmo jogadores inexperientes possam ver os ataques mais bonitos da série.

Os jogos anteriores de Tekken apresentavam excelentes opções de personalização, tanto esteticamente como durante a jogabilidade, e com Tekken 8 isso não é diferente. Cada personagem jogável e os seus comandos podem ser altamente personalizados. Várias opções cosméticas incluem diferentes roupas, penteados e acessórios. Alguns personagens podem ser alterados tanto que se tornam irreconhecíveis ao lutar contra outros oponentes online, ou contra os fantasmas de outro jogador. Lutadores personalizados podem até aprender o estilo do jogador e serem carregados nos servidores de Tekken 8 como Fantasmas para desafiar outros jogadores em vários modos e ajudar o jogador a treinar as suas habilidades no modo Super Ghost Battle.

Tekken 8 tem muitos modos dedicados a ajudar os jogadores a praticar, e melhorar, as suas habilidades, o que é necessário para uma jogabilidade tão complexa. Realizar alguns dos combos de nível médio do jogo exigirá prática aos novos jogadores. Apesar da disponibilidade dos controlos de estilo especial, a curva de aprendizagem deste Tekken pode ser tão íngreme como os penhascos nos quais os personagens principais são notórios por baterem uns aos outros. E com os impressionantes e altamente destrutíveis 16 estágios do jogo, os jogadores cairão de grandes distâncias mais do que nunca.

A história principal de Tekken 8 concentra-se numa história de dominação mundial de Kazuya Mishima. Ele torna-se numa força quase imparável com os seus poderes do Devil Gene, e o seu filho, Jin Mishima, pode ser o único que pode enfrentar o desafio e detê-lo. O enredo inclui a grande variedade de personagens da franquia enquanto eles escolhem lados no modo de história “The Dark Awakens”. Embora o enredo principal continue centrado no drama familiar, não há medo de ter ursos desviadores de foguetes a utilizar artes marciais no campo de batalha.

A história sobre a batalha entre pai e filho de Mishima deve levar algumas horas para ser concluída. No entanto, está longe de ser o único Modo História disponível no Tekken 8. Os episódios de personagens apresentam a história do enredo principal a partir de diferentes perspetivas para cada personagem jogável, cada um incluindo cenas únicas e muitas vezes hilariantes. Embora esses dois modos ofereçam muitas histórias para os jogadores se divertirem, há um terceiro modo de história chamado Arcade Quest que parece uma das adições mais estranhas do jogo.

Arcade Quest apresenta uma história original onde o personagem do jogador é um novo fã de Tekken num mundo repleto de casas de jogos repletas de jogadores amigáveis ​​​​obcecados pelo jogo em que residem. Apesar da história muito "chata" e do estilo de arte do modo parecerem deslocados em comparação com os outros modos de Tekken 8, ele incentiva os jogadores a praticar e aumentar os níveis de progressão para cada personagem jogável. Aumentar os níveis de progressão dos lutadores desbloqueia novos cosméticos que podem ajudar a tornar os personagens favoritos pessoais únicos. Para jogadores iniciantes de Tekken, Arcade Quest deve ajudar a facilitar a entrada dos jogadores nas profundezas desta franquia.

Veredito Final Tekken 8

Este Tekken 8 está repleto de modos, história e opções personalizáveis ​​​​que devem permitir que jogadores de qualquer nível de habilidade se divirtam. Lutar contra jogadores veteranos nos vários modos online provavelmente será uma experiência muito dura para os novos jogadores. Ainda assim, a última edição oferece as melhores ferramentas da franquia para dominar cada um de seus 32 personagens jogáveis.

Apesar de estar mais acessível do que nunca, Tekken 8 é difícil de dominar e continua a afirmar-se como um dos jogos de luta mais complexos e recompensadores que temos acesso. Como tal, a nossa nota para o mesmo é:

Este Tekken 8 foi testado numa PlayStation 5 através de uma chave que foi disponibilizado pelo seu estúdio. Se quiser, pode aceder à página oficial do jogo aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.