Análise TCL 20 5G: Smartphone de gama média interessante

Análise TCL 20 5G: Smartphone de gama média interessante

11 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Anunciado em Abril deste ano, o TCL 20 5G é um dos mais recentes equipamentos da TCL Communication, que como quase sempre, chega com um bom argumento de custo e beneficio. Mas será este realmente um bom equipamento que justifique o valor pedido pelo mesmo? É isso que vamos tentar decifrar nesta análise.

Em termos de design, este novo TCL 20 5G, não parece ser diferente dos restantes equipamentos da empresa, e já confessei diversas vezes que gosto muito, e desta vez a situação não mudou. Considero-o um telefone bonito, e essa é uma boa arma da TCL, já que os olhos são sempre os primeiros a comer. O sensores fotográficos traseiros estão ordenados numa faixa vertical encostada ao lado esquerdo, que lhe dá um toque subtil.

Este telefone de gama média com um ecrã plano 20:9 LCD, com 6,67 polegadas e com a resolução FullHD+, com 1080×2400 pixeis. Infelizmente ainda é um “ecrã padrão” com 60Hz, e ter disponibilizado 90Hz poderia ser uma mais valia, mas que infelizmente ainda não possui. As margens em torno deste ecrã são finas, e apenas o seu “queixo” ser ligeiramente maior. Na parte superior central do ecrã, temos um pequeno “furo” onde está alojado a câmara selfie.

Como sempre, este ecrã conta com a tecnologia proprietária, NXTVISION, de segunda geração, que visa fazer imagens e vídeos padrão parecerem mais com conteúdo de alta faixa dinâmica, com pretos mais profundos e brancos mais brilhantes. Podemos escolher entre alguns perfis diferentes, com “vívido” como o padrão, ou desligá-lo completamente.

TCL 20 5G

No seu interior, o TCL 20 5G chega com um chip da Qualcomm, o Snapdragon 690, que é acompanhado por 6GB de RAM. Essa combinação parece ser mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores. Durante o meus testes raramente tive gagueja, e acreditem que mesmo com tarefas mais pesadas ele sai-se bem. Mesmo nos jogos, este equipamento não compromete. Está longe de conseguir o desempenho de um topo de gama, mas a sua combinação de hardware parece ser suficiente para jogar alguns jogos mais pesadas, como o Call of Duty Mobile, Fortnite e até mesmo o PUBG Mobile.

Como sempre, ou quase sempre, deixa aqui a pontuação na aplicação do Antutu, para que sirva de referencia:

O TCL 20 5G conta com uma tecla inteligente personalizável, tal como os modelos do ano passado, e essa tecla pode ser mapeada para uma grande quantidade de funções, desde abrir uma aplicação específica, ou até iniciar a câmara num modo específico, como o modo noite ou retrato. E uma vez que é uma tecla personalizavel, considero útil, apesar que os toques acidentais, na mesma, acontecem mais vezes do que é esperado. É que ela está posicionada numa zona de contacto quando pegamos no dispositivo. Mas é tudo uma questão de adaptação. Eu que sou muito critico em relação aos botões dispensáveis dos smartphones, como aqueles que são dedicados ao Google Assistant, acho que aqui a TCL acrescentou um botão físico, que pode realmente ser útil, e cada um de nós utiliza naquilo que mais lhe convém.

Uma das secções mais importantes nos dias de hoje, tem haver com a fotografia, e este TCL 20 5G cumpre razoávelmente bem com aquilo que promete. Ele conta com câmara principal de 48MP, com abertura f/1.8, que é acompanhada por uma lente de profundidade com 8MP e uma lente macro de 2MP. Já na frente temos um sensor de 8MP.

Este conjunto de câmaras “padrão” para um telefone desta gama. Mentiria se estamos perante um grande conjunto de sensores, e que eles tiram fotos de fazer cair o queixo, mas o seu resultado final não compromete. O nível de detalhes nas fotos tirada ao ar livre, e com boa iluminação, são interessantes. Temos ainda um aumento agressivo de nitidez, algo que não me agrada muito, mas é facilmente contornável. No entanto, em condições de pouca luz, as fotos perdem um pouco a qualidade, e não me parece que a culpa seja exclusiva do hardware, penso que aqui a TCL pode fazer um pouco mais a nível de software.

Cores como verdes e azuis parecem um pouco artificiais e brilhantes, e por vezes as fotos podem parecer planas e desbotadas, e algumas vezes reparei em alguns reflexos da lente nas fotos tiradas.

O modo retrato do TCL 20 5G faz um trabalho interessante em separar os objectos de um fundo desfocado, embora um número decepcionante de minhas fotos mostrasse um pequeno desfoque do objecto. O modo “Super Night” é um pouco sofredor, e não consegue fazer milagres. Parece reter mais detalhes em imagens com pouca luz em comparação com o modo automático padrão, mas também emprega uma forte redução de ruído. As imagens mostram um pouco de suavização não natural e podem ficar um pouco quentes demais, e pessoalmente, gosto mais de usar o modo automático para fotos com pouca luz, apesar que em ambos os casos, não fiquemos com fotos verdadeiramente impressionantes.

TCL 20 5G

Em suma, as capacidades da câmara deste TCL 20 5G são as esperadas para um equipamento desta gama. Existem alguns pontos positivos reais, como nas fotos tiradas no exterior durante o dia, já que aí a sua retenção de detalhes é boa. Se comparado com um topo de gama, não está ao mesmo nível, mas para um telefone de gama média, está a um nivel habitual.

Outro ponto interessante tem haver com a autonomia do equipamento. Aqui contamos com uma bateria de 4500mAh que conta com o suporte para o carregamento rápido de 18W. É uma bateria mais do que suficiente para um dia de uso moderado, mas sua duração geral não parece tão robusta como poderia ser. Se é um utilizador exigente, poderá chegar ao fim do dia com a bateria a chegar aos 15%. Em suma, está dentro daquilo que o equipamento de gama média costuma oferecer, mas penso que a TCL pode fazer um pouco mais a nível de software para ampliar a sua autonomia.

E já que falamos em software, este TCL 20 5G vem com Android 11 num estado quase puro, e isso é algo que me agrada muito. A abordagem da TCL sobre o sistema Android é boa, e no momento em que este artigo está a ser escrito, o telefone conta com os patches de segurança de Maio de 2021, que a meu ver já começa a ser mau, Ou seja, estamos estão em falta patchs de segurança de 4 meses. A interface da TCL é altamente personalizável, mas não parece excessivamente pesada, conta com recursos úteis como uma bandeja para aplicações usadas ​​com mais frequência, que ficam no lado direito do ecrã, e a opção de reorganizar a ordem dos botões de navegação do sistema durante a configuração.

Veredicto Final TCL 20 5G

Tal como tenho dito muitas vezes, a TCL já não me consegue surpreender, e por bons motivos, já que tenho gostado dos equipamentos que têm sido lançados pela empresa. E este TCL 20 5G não foge a isso, já que é um equipamento que gostei de usar, e é garantidamente uma boa escolha para quem quer um telefone de gama média.

O seu design é interessante e o seu ecrã não compromete. O seu processador é mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores, e os seus sensores fotográficos também não o vão desanimar. O ponto menos positivo (não é negativo) é a sua bateria. Os 4500mAh podiam ser um pouco mais “resistentes”, mas acho que é tudo uma questão de software.

TCL 20 5G

Como tal, a minha nota para este equipamento, e face ao preço que a TCL pelo por ele, que são cerca de 230 euros, é de 3 em 5: