Análise Sony LinkBuds S: Mais confortáveis é impossível

Análise Sony LinkBuds S: Mais confortáveis é impossível

18 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

A Sony anunciou hoje o seu novo par de fones de ouvido, os LinkBuds S, um dispositivo que já estou a testar há algum tempo, e hoje como foram oficialmente apresentados, chegou o momento de disponibilizar a minha análise.

E fique a saber que estes Sony Linkbuds S são os mais pequenos, e mais leves, fones de ouvido com Cancelamento de Ruído que alguma vez testei. Cada fone in-ear pesa apenas 4,8 gramas e são realmente muito leves e confortáveis. E o mais surpreendente é que oferecem um som verdadeiramente espectacular e com uma autonomia que não desanima, nem os mais exigentes.

Aqui mais uma vez a Sony decidiu, e a meu ver muito bem, fugir daquilo que a grande maioria das fabricantes oferecem, e estes novos fones de ouvido não contam com qualquer haste. E as preocupações da Sony em tornar estes Linkbuds S realmente leves, é porque eles realmente sabem que este tipo de produtos são utilizados durante muitas horas seguidas. Nos meus testes cheguei a utilizar os mesmos continuamente durante mais de 3,5 horas, e em momento algum senti desconforto, chegando mesmo a haver momentos em que me esquecia que os tinha colocados. E isso demonstra bem o quão leves e confortáveis eles são. E para se ajustarem melhor aos nossos ouvidos, a Sony fornece 4 pares de "pontas de silicone" com diferentes tamanhos, que permite que se consigam adaptar a todos o tipo de ouvidos. Alem disso, a aplicação da Sony, a Headphones Connect, tem um pequeno tutorial explicativo de como escolher a mais adequada para nós, pelo que não tem como não acertar na ponta correcta.

Linkbuds S

E se o seu peso, e conforto, é do melhor que já experimentei, o mesmo posso dizer sobre a sua qualidade sonora. É que os LinkBuds S oferecem o melhor dos dois mundos, já que combinam o conceito inovador de som ambiente LinkBuds que permite interagir com o mundo à sua volta, com o cancelamento de ruído de alta qualidade, permitindo que se concentre no conteúdo que realmente quer ouvir.

Eles contam com o famoso Adaptive Sound Control, um recurso inteligente que ajusta as configurações de som ambiente dependendo do local onde estamos, criando a experiência de audição ideal. Com isso, podemos movimentar-nos sem perder nada daquilo que estamos a ouvir.

Com os seus drivers de 5mm, confesso que até eu fiquei muito surpreendido (pela positiva) com o som dos LinkBuds S, já que com os anteriores LinkBuds não consegui ficar convencido. Eles conseguem produzir graves realmente poderosos, agudos muito bons sem nunca abafar os vocais. É realmente complicado de acreditar na qualidade sonora destes fones de ouvido, mas estamos a falar de um produto da Sony, que nesta área já não tem nada a provar... e aqui demonstrou-o mais uma vez.

Para conseguir esta qualidade de som, que é garantidamente das melhores que alguma vez testei num produto deste estilo, a Sony utilizou o seu processador proprietário, o V1, que melhora significativamente o cancelamento de ruído, e melhora a qualidade do som.

Quanto ao cancelamento de ruído, ele conta com diversos modos, e do mais completo que alguma vez consegui utilizar com sucesso. Temos um modo Ficar, que por exemplo devemos utilizar quando estamos em casa, um modo Caminhar, um modo Correr e um Modo Transporte... cada um desses nomes sugere quando deve ser utilizado. Individualmente, em cada um desses modos, temos mais 3 opções, com o cancelamento de ruído activo, com som ambiente (não corta totalmente o som exterior) e o modo desligado. Se funcionam? Muito bem, a titulo de exemplo, no modo de transporte com cancelamento de ruído activo, não oiço nada do que passa à minha volta (testado numa viagem de comboio). No modo de som ambiente, sou capaz de ouvir o que dizem as pessoas à minha volta, mas quase não oiço o ruído emitido pelo comboio em si, e é perfeitamente possivel manter uma conversa com alguém ao nosso lado. Já com o modo desligado, os LinkBuds S deixam passar todo o som que está à nova volta, e ouve-se tudo como se não tivéssemos com fones de ouvido. E o mesmo é válido para todos os outros modos.

E tal como a maioria dos fones de ouvido, estes possuem controlos de toque, que apesar de ainda serem complexos, funcionam muito bem. Por exemplo, no fone que fica no nosso ouvido esquerdo, se dermos um toque, ele anula o cancelamento de ruído ou o som ambiente (conforme estivermos a utilizar), e um toque continuo, ele rejeita uma chamada. As funções para 2 e 3 toques pode ser personalizada na aplicação Headfones Connected. Já no fone direito, um toque pausa/play do que estivermos a ouvir, 2 toques passa para a faixa seguinte, 3 toques para a faixa anterior, e 1 toque longo inicia o assistente de voz, ou para rejeitar uma camada. Confesso que ao inicio senti-me um pouco perdido com os comandos de toque, mas ao fim de algumas horas, já estava totalmente habituado. E nem é obrigatória a sua utilização, já que tudo pode ser feito através do smartphone.

E se pensa que com isto tudo a autonomia foi sacrificada, então engana-se. Com o cancelamento de ruído activado conseguimos ter 6 horas de autonomia com apenas uma carga, e mais 14 horas se considerar-mos aquilo que o seu estojo de carregamento tem para oferecer, ou seja, um total de 20 horas. No momento em que estou a escrever esta análise, tenho mais de 13 horas de utilização dos LinkBuds S, e em momento algum me foi sinalizado que estão a precisar de precisar de carga... e tenho ainda 45% de bateria no estojo (como poder ver nas imagens acima).

Linkbuds S

Para os carregar teremos de recorrer à porta USB-C que está presente na traseira do estojo de carregamento. A Sony promete que 5 minutos no carregador são suficientes para obter 60 minutos de tempo de reprodução. Infelizmente não temos qualquer tipo de carregamento sem fio.

Veredicto Final Sony LinkBuds S

Infelizmente não experimentei todos os fones de ouvido da Sony, mas duvido que a empresa alguma vez tivesse construido alguns tão confortáveis como os LinkBuds S. Eles são realmente do mais confortável que alguma vez utilizei. A juntar a isso temos uma excelente autonomia, e uma qualidade de som que está entre os melhores (em termos de qualidade de som) que alguma vez utilizei.

O seu cancelamento de ruído funciona conforme é prometido, e o único ponto negativo que tenho realmente a apontar é o facto de não contar com o carregamento sem fio. Eles foram oficialmente anunciados hoje, e chegam ao mercado ainda neste mês de Maio por 200 euros. E por 200 euros já merecia o carregamento sem fio, mas ele consegue compensar isso em outras áreas.

Ainda assim, penso que se trata de um par de fones de ouvido realmente muito interessante, e que me conseguiu surpreender muito pela positiva. Como tal, a minha nota para os Sony LinkBuds S é:

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.