Análise Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Análise Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

24 Outubro, 2023 0 Por Sandro Sotto

Galaxy Tab S9 Ultra é o mais poderoso de uma série de tablets que foram anunciados pela Samsung no passado mês de julho. E como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é destinado à nossa análise do mesmo, uma vez que já estamos a utilizar o equipamento à algumas semanas.

E se pensa que este Galaxy Tab S9 Ultra é uma pequena evolução do Galaxy Tab S8 Ultra do ano passado, com somente um novo processador, então engane-se porque apesar de ser uma tarefa extremamente difícil, a de melhorar o que já era ótimo, a Samsung conseguiu.

Design e multimédia

Este Samsung Galaxy Tab S9 Ultra é um tablet extremamente fino e leve. Com apenas 5,5mm e 732g, ele conta com especificações alucinantes para as importantes dimensões deste tablet construído em alumínio reforçado, e protegido pelo Gorilla Glass.

Existem alguns pequenos detalhes estéticos que o diferenciam em relação ao S8 Ultra, as câmaras deste Galaxy S9 Ultra são muito mais refinadas nos detalhes, perdem a área partilhada com a S Pen mas ganham em elegância. A S Pen pode ser anexada magneticamente à parte traseira do tablet, onde é carregada sem fio, mas também pode ser armazenada em outros locais de dispositivos, sempre para a sua conveniência.

Galaxy Tab S9 Ultra
[quads id=RndAds]

O maior diferencial em relação à geração anterior é a presença da certificação IP68, tornando o Galaxy Tab S9 Ultra resistente à água e à poeira. Isso pode ser muito importante para quem trabalha muito em movimento. Outra mudança do ponto de vista construtivo é a presença de um novo sistema de dissipação para melhor gestão do calor gerado pelo Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2. As temperaturas são realmente excelentes, nem mesmo durante testes e benchmarks extremos ele nunca aquece em demasia.

Embora o entalhe para a sua câmara ainda esteja presente, o seu ecrã ainda conta com 14,6 polegadas com a relação de 16:10 e com a resolução 2960×1848 pixeis. No entanto, desta vez estamos perante um ecrã Dynamic AMOLED 2X com uma taxa de refrescamento de 120Hz, que o torno muito preciso nas cores, e se comparado com o da geração anterior, emite menos luz azul e é ainda mais brilhante, com pico de quase 950nits. Isso significa que a sua visualização em espaços exteriores não é um problema, nem mesmo sob condições de luz solar muito intensa.

Além disso a configuração dos seus 4 altifalantes AKG também foi melhorada, eles agora são 20% maiores e têm um som realmente ótimo. Nota lateral para o sensor óptico de impressão digital sob o display, significativamente melhorado em comparação com o Tab S8 Ultra, que é muito mais rápido, e acima de tudo mais preciso.

[quads id=RndAds]

A mais-valia não é só consumir conteúdos com uma qualidade absurda mas também criá-los com a S Pen. O que muda muito é o leque de aplicações para artistas digitais que podem finalmente escolher entre uma vasta gama de aplicações profissionais, e não profissionais, para desenhar, projetar ou simplesmente divertir-se.

Recursos

A experiência do software também é excelente, porque o One UI 5.1.1, a interface da empresa que é baseada no Android 13, vem com tudo aquilo que foi disponibilizado no Galaxy Fold, e isso faz muito sentido. Agora nos tablets pode operar com maior velocidade e comodidade através da barra de tarefas com favoritos e aplicações recente, também pode ser ocultado, mas para gerir melhor a multitarefa num ecrã tão grande, isso é realmente muito conveniente.

O grande orgulho do Samsung Galaxy Tab S9 Ultra é a possibilidade de usar o DEX que, com a sua capa de teclado como suporte ou teclado e mouse separadamente, faz deste tablet um dispositivo tipo notebook 2 em 1. Claramente ele não pode substituir um portátil tradicional com Windows mas pode dar uma mãozinha para quem quer um aparelho tudo em um, seja um tablet mas também um notebook.

Para ser sincero, com este Tab S9 Ultra não precisa necessariamente de ativar o DEX para usar multitarefa extrema, basta aproveitar as inúmeras personalizações da One UI que permitem aproveitar melhor até mesmo as aplicações que não estão otimizadas para tablets.

[quads id=RndAds]

A única coisa a notar é a presença de algumas animações espasmódicas. Não são atrasos reais, porque tudo abre num instante mas de vez em quando, na multitarefa, algumas animações parecem perder frames, coisas que não acontecem por exemplo no smartphone topo de gama da empresa e que tem o mesmo chip, então é provável que esta situação possa ser resolvida com uma atualização.

Obviamente, este tablet também é ótimo para jogos, lida com todos os jogos que estão presentes na Play Store sem qualquer dificuldade, e posso afirmar que é um prazer jogar jogos na nuvem com este ecrã maravilhoso, e suportado pelas velocidades alcançadas pelo Wi-Fi 6E.

Desempenho e autonomia

O desempenho é um dos pontos mais fortes deste tablet. Estamos perante um equipamento topo de gama, e desta vez equipado com o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, que não deve ser subestimado. Este chip tem um clock um pouco menor do que, por exemplo, do que está presente no Galaxy S23 Ultra, mas a estrutura é obviamente a mesma, com 1 núcleo Cortex X3 que trabalha no máximo a 3,2 GHz, 2 núcleos Cortex A715 a 2,8 GHz, 2 x 2,8 GHz Núcleo Cortex A710, núcleo Cortex A510 de 3 x 2,0 GHz com os gráficos a ser entregues ao Adreno 740.

O Snapdragon 8 Gen2 for Galaxy é bem conhecido, e é um verdadeiro cavalo de corrida, funciona muito bem, mantém o consumo e as temperaturas sob controlo e consegue manter o melhor desempenho ao longo de muito tempo. Resumindo, é um tablet topo de gama, e nada irá falhar em termos de desempenho.

A sua bateria conta com 11200mAh e graças à eficiência do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, o Galaxy Tab S9 Ultra consegue reproduzir sensivelmente 11 horas de reprodução de vídeo, 8 horas de trabalho e produtividade, 6 horas e pouco em jogos. Com o uso clássico de sofá, dura facilmente dias.

Durante os meus testes consegui comprovar praticamente todos esses valores, exceto nos jogos, já que nunca consegui mais do que 4 horas e meia. No entanto, isso está relacionado ao brilho que utilizei no ecrã, uma vez que joguei PUBG Mobile durante os testes, e tendencialmente aumento o brilho um pouco mais do que o normal.

Quando é preciso recarregar, temos suporte para o carregamento de 45W. No entanto, é bom que tenha um carregador, já que este tablet, tal como os smartphones topos de gama, não é vendido com o mesmo. Nos meus testes utilizei um carregador de 50W, e dos 10 aos 100%, foram necessários cerca de 130 minutos.

[quads id=RndAds]

Fotografia e vídeo

No entalhe presente no ecrã deste tablet temos um sistema de dupla câmara de 12MP, com um sensor grande angular e um ultra grande angular. Já na parte traseira também temos um sistema de dupla câmara, em que o sensor principal é um sensor grande angular de 13MP e que é acompanhado por um sensor ultra grande angular de 8MP.

Os tablets nunca foram conhecidos por ser mestres nas fotografias e na gravação de vídeo. Contudo, este Galaxy Tab S9 Ultra conta com excelentes câmaras se considerar-mos que é um tablet. Os sensores desempenham muito bem o seu trabalho, mas nada mais do que isso. Porém, todas as funções inteligentes da dupla câmara frontal são excelentes, como o rastreamento automático de rosto em videochamadas.

Em aplicações de produtividade, como o Microsoft Teams, a qualidade da imagem apresentada pela câmara frontal, está muito acima daquela que alguma vez conseguimos visualizar num tablet, por isso, a Samsung fez alguns progressos nesse sentido.

[quads id=RndAds]

Veredito Final Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Melhorar o melhor tablet Android disponível no mercado não é uma tarefa fácil em muitos aspetos. No entanto, a Samsung melhorou o que era necessário e possível de melhorar neste Galaxy Tab S9 Ultra, e confesso que não consigo perceber os pontos que a empresa ainda conseguia melhorar mais. Basta dar um breve olhar sobre os seus concorrentes para perceber o quão difícil é melhorar este tipo de produto.

No entanto, a Samsung conseguiu fazê-lo, com uma melhoria significativa no ecrã, conseguiu na secção de áudio e na certificação IP68, um aspeto que muitas vezes é subestimado mas que é um grande passo em frente. É claro que todo o resto não falta, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy vem como uma lufada de ar fresco em toda a plataforma, e isso traduz-se em melhorias significativas de desempenho que são acompanhadas de menor consumo de energia.

Galaxy Tab S9 Ultra

Como tal, a nossa nota para este Samsung Galaxy Tab S9 Ultra não podia ser outra:

Este tablet foi-nos gentilmente disponibilizado pela Samsung Portugal para que a realização desta análise fosse possível de realizar. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.