Análise Redmi Note 11 Pro 5G: A gama média está cada vez melhor

Análise Redmi Note 11 Pro 5G: A gama média está cada vez melhor

6 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Há algum tempo que não tinha oportunidade de testar um telefone de gama média da Redmi, e como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é destinado à nossa análise do Redmi Note 11 Pro 5G, um smartphone que não chegou à muito tempo ao mercado nacional.

Longe vai o tempo em que as fabricantes optavam por utilizar acabamentos brilhantes e ecrãs curvos, a moda agora são os ecrãs planos com acabamento fosco… e é isto que o Redmi Note 11 Pro 5G tem para nos oferecer. As suas margens rectas e o contorno do seu chassi dão a esta smartphone uma aparência muito semelhante aquela que é oferecida pelo iPhone 13, no entanto com uma traseira em plástico simples.

Na frente temos um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas, com um pequeno furo na parte central superior para alojar a câmara selfie que também permite o recurso de desbloqueio facial. No lado direito, temos os botões de volume e o botão power que inclui um sensor de impressão digital, que por sinal é muito confiável.

Na parte superior temos um altifalante, um microfone e um sensor IR Blaster, enquanto na parte inferior temos a gaveta dos cartões (Dual SIM), uma porta USB-C, um microfone e mais um altifalante. E para terminar de falar no seu design, fique a saber que o Redmi Note 11 Pro 5G conta com certificação IP53, que lhe confere resistência a água e a poeira.

Mas voltando ao ecrã, ele conta com a resolução FullHD+, com 2400×1080 pixeis, e uma taxa de refrescamento de até 120Hz. E fique já a saber que este ecrã é muito bom, com bastante cor e contraste, além da opção de alternar a taxa de refrescamento de até um máximo de 120Hz, isso significa que os jogadores vão gostar das suas imagens mais fluidas. Se não se importa muito com essa situação, deixe-se ficar com os 60Hz que vem por padrão, que sempre ganha alguma autonomia. No entanto, o seu brilho é bom, e alem disso ele conta com um modo de alto brilho que parece ser accionado automaticamente por software. Posso garantir que mesmo utilizando este smartphone fora de casa, sob forte luz solar, nunca tive qualquer dificuldade em ver o que por lá se passava.

Já no interior do Redmi Note 11 Pro 5G temos um processador da Qualcomm, o Snapdragon 695 5G, que no modelo que recebi é acompanhado por 8GB de RAM LPDDR4X e 128GB de armazenamento interno UFS 2.2. Trata-se de um chip de gama média baixa, que é utilizado em muitos equipamentos da empresa.

No uso geral, o desempenho é satisfatório, as aplicações abrem, e executam de forma relativamente rápida, navegar pelos menus e várias ecrãs é rápido, e nunca senti atraso que às vezes aparece em dispositivos mais acessíveis. Jogar jogos graficamente pesados ​​como o Call of Duty Mobile não apresentou nenhum problema e mesmo após uma sessão de quase 1 hora a superfície traseira permaneceu confortavelmente fria ao toque. Para ser honesto, é difícil encontrar um telefone lento na gama média nos dias de hoje, o que é uma boa notícia para quem não quer ter que desembolsar muito dinheiro apenas para usar as redes sociais, enviar mensagens, ouvir música e aceder a uns emails e à Internet.

Como sempre, testei este Redmi Note 11 Pro 5G no Antutu, deixo os resultados abaixo, mas estranhamente ele foi reconhecido como Redmi Note 11T Pro.

Já para a fotografia ele conta com um conjunto de três câmaras na traseira, que está num arranjo bem organizado no canto superior esquerdo do painel traseiro. O seu sensor principal conta com 108MP e abertura f/1.9. Ele é acompanhado por um sensor ultra grande angular de 8MP com abertura f/2.2 e um sensor macro de 2MP com abertura f/2.4, que oferecem uma boa variedade de opções de fotografia para um dispositivo nessa faixa de preço.

Os resultados são mistos… não de queijo e fiambre, mas é verdade que muitas vezes conseguimos capturar imagens realmente lindas com este telefone, com muitos detalhes, cores e contraste. Usar a câmara principal em condições de muita luz forneceu fotos muito aceitáveis. No entanto, quando a luz começa a faltar, e qualidade de imagem começar a piorar, e o mesmo é válido para quando usamos o zoom 2x, já que este ultimo até em boas condições de luz tende a desfocar. O equipamento conta com um modo nocturno que pode usado, mas tende a superexpor em vez de produzir imagens mais equilibradas.

E o mesmo é valido para os outros 2 sensores na traseira, em que com boas condições de luz, conseguimos tirar fotos realmente interessantes, no entanto, o problema surge quando começa a faltar essa luz. Já o sensor frontal, tira fotos muito interessantes, mas o seu vídeo deixa um pouco a desejar.

Em suma, consegue tirar boas fotos com este telefone, se tiver alguma paciência em mexer nos diversos ajustes, e acima de tudo, se tiver boas condições de luz, caso contrário, ele sofre um pouco para tirar fotos com qualidade.

Já na autonomia, este Redmi Note 11 Pro 5G é realmente muito forte. A sua bateria conta com 5000mAh e dura com relativa facilidade a 2 dias de utilização moderada, e 1 dia e meio com utilização muito intensa (que foi o meu caso). Ligando os 120Hz do ecrã, essa autonomia desce para 1 dia inteiro de bateria, mas sem se chatear muito. Nunca cheguei a casa ao fim do dia, com menos de 25% de bateria, que é algo excelente. Se for necessário carregar a bateria, na caixa temos um carregador de 67W. Este carregador demora apenas 40 minutos a carregar totalmente a bateria (dos 10 aos 100%), e aos 50% chega-se facilmente em 15 minutos.

Se isso é bom? É óptimo. E não, não conta com qualquer tipo de carregamento sem fio.

[quads id=RndAds]

E do lado do software, ele vem com o MIUI 13 que é baseado no Android 11…. sim, infelizmente é o Android 11, quando o Android 13 já está a ser testado. Alem disso, no momento em que esta análise está a ser escrita, o Redmi Note 11 Pro 5G, conta com os patch de segurança Android referentes ao mês de Março de 2022.

Este MIUI 13 é uma interface colorida e alegre que, na maioria das vezes, é agradável de usar. Existem várias opções de personalização que permitem adequar a experiência mais ao seu gosto, como uma barra lateral, janelas flutuantes e um modo de luz que simplifica tudo, e usa texto e ícones maiores para quem pode ter dificuldades com uma interface ocupada. Tudo funciona muito bem e como é prometido.

Veredicto Final Redmi Note 11 Pro 5G

Este Redmi Note 11 Pro 5G é um smartphone realmente interessante. Com um desempenho sólido, autonomia excelente e um ecrã muito interessante para um equipamento para esta faixa de preço. E já que estamos a falar do preço, ronda os 400 euros.

Redmi Note 11 Pro 5G

O seu design é algo que me agrada muito, e dificilmente se encontra melhor nesta faixa de preço. Achei a sua câmara medíocre, e teve algumas falhas aqui e ali, mas no geral ela oferece praticamente tudo o que deseja de um smartphone 5G nesta faixa de preço.

Como tal, a minha nota para este equipamento é:

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.