Análise Rakuten Kobo Elipsa 2E: Muito mais do que um simples eReader

Análise Rakuten Kobo Elipsa 2E: Muito mais do que um simples eReader

30 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

Anunciado no passado dia 5 de abril, o Kobo Elipsa 2E é o mais recente eReader da Rakuten com ecrã antirreflexo de 10,3 polegadas, e que oferece uma experiência de leitura e escrita digital melhorada. Depois de utilizar o mesmo durante algumas semanas, chegou a hora de revelar a nossa análise sobre o mesmo.

Este Kobo Elipsa 2E é segunda geração de produtos da empresa com grande ecrã, e esta claramente voltado para quem quer fazer anotações, desenhos à mão livre, anotações em ficheiros PDF e edição de ebooks.

O seu ecrã conta com iluminação frontal e com a tecnologia Comfortlight Pro, que proporciona melhor iluminação para cores quentes e frias. Como se trata de um dispositivo voltado para as anotações, é natural que ele venha com uma Kobo Pen, que a empresa diz ter sido redesenhada, e com isso conseguiu fazer um produto 25% mais leve, tornando-a mais fácil de segurar para longas sessões de escrita. Alem disso, uma borracha dedicada na parte superior é uma ótima forma de remover erros cometidos.

A Kobo continua com a sua boa tendência de utilizar hardware, e embalagens, ecologicamente amigas do ambiente. Como tal, este Elipsa 2E utiliza 85% de plásticos reciclados do oceano. Já a sua embalagem de utiliza papelão 100% reciclado e a tinta utilizada na caixa, bem como nos manuais, é feita de tinta 100% vegana. A Kobo usa cerca de 80% de liga de magnésio reciclada dentro do hardware, e as capas recentes projetadas para o Elipsa 2E são feitas 100% de plásticos oceânicos.

Tal como já tinha revelado, este Kobo Elipsa 2E conta com um painel de E INK Carta 1200 de 10,3 polegadas com resolução de 1404 × 1872 pixeis com 227 PPI. O ecrã nivelado com as margens e protegido por uma camada de vidro. Utiliza o sistema de iluminação frontal ComfortLight PRO com luzes LED brancas, e âmbar, que fornecem iluminação quente e fria ou uma mistura de ambas. Existem cinco ímãs ao lado do painel frontal. A caneta encaixa-se automaticamente na lateral, limitando o potencial de extravio da mesma. Temos um revestimento traseiro que é texturizado, que alem de facilitar o manuseio faz com que as impressões digitais não fiquem marcada. Esta zona conta também com 2 pés de borracha que evitarão que o eReader deslize sobre a mesa.

Há um pequeno registo no lado esquerdo do ecrã, utilizado para segurá-lo ao ler ou desenhar. O design do livro tem sido muito popular no espaço de notas eletrónicas ao longo dos últimos anos, e parece ser um estilo vencedor, já que a maioria das empresas está a utiliza-lo. Pode segurar o dispositivo com uma mão, segurando-o no zona lateral e as suas mãos não irão pousar no ecrã sensível ao toque.

No seu interior temos um chip totalmente novo para a empresa, o Mediatek RM53, que conta com um processador dual-core que opera no máximo a 2.0GHz. Além deste chip ele conta com 1GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. O dispositivo possui WIFI para aceder à livraria Kobo e outros fornecedores de armazenamento em nuvem. Falando em armazenamento em nuvem, a Kobo fornece acesso ao Dropbox para guardar, e importar, livros e ficheiros PDF. E outra das novidades é a integração do Google Drive. No entanto, a unidade que recebi para testes ainda não tinha acesso ao Google Drive, pelo que deverá chegar numa atualização futura.

Este Elipsa 2E é um e-reader mas ao mesmo tempo um dispositivo de anotações digital, e como tal, tudo gira à volta da sua caneta. Ela conta com um design semelhantes ao Apple Pencil. É 25% mais leve e mais fácil de manusear, se comparado com o da geração anterior. É mais leve porque não conta com baterias substituíveis, já que tem integrada uma bateria de íon-lítio que pode ser recarregada através de uma porta USB-C. O carregamento completo leva pouco menos de 30 minutos. A caneta de primeira geração tinha dois botões na lateral: uma borracha e um marcador. O botão apagador foi removido e colocado na parte superior, onde está posicionada a tradicional caneta WACOM. Isso torna mais intuitivo desenhar e apagar os erros.

Uma coisa que notei nesta Kobo Pen 2 são as pontas. As pontas são semelhantes às da Apple e da Surface Pen. Quando se desenha no ecrã a ponta não se retrai, o que é implacável. Quando desenha realmente sente-se como se estivéssemos a desenhando em cima de um vidro. A sensação que nos dá é interessante, apesar de estar habituado a outro tipo de canetas, em que a sua ponta é sensível à pressão.

[quads id=RndAds]

Em termos de software, este Elipsa 2E conta com o Linux como sistema operativo. Isto permite que a empresa utilize uma bateria menor e um processador menos potente. Isso acontece porque o Linux é mais eficiente em termos de energia, proporcionando melhor autonomia. A desvantagem? É que o Kobo Elipsa 2E não pode executar aplicações, e os utilizadores não podem instalar aplicações diretamente nele. Existem soluções alternativas para isso, é claro, mas apenas um subconjunto muito pequeno de utilizadores terá a capacidade de substituir a aplicação de leitura Kobo padrão por algo diferente. A Kobo tem vários pequenos jogos casuais que pode jogar com os recursos experimentais. Também permite aumentar o tamanho do texto do sistema, deixar tudo em negrito ou aceder à internet pelo navegador. Ler à noite? Pode ativar o modo escuro e, ao ler um livro, o texto e o plano de fundo são invertidos, de modo que o plano de fundo fique preto e o texto em branco.

O seu ecrã inicial é bastante minimalista, sem publicidade dos serviços da Kobo ou mesmo recomendações de livrarias. A maior parte do espaço do ecrã é dedicado às coisas mais recentes que abriu, como um e-book ou ficheiro PDF. Existem também alguns ficheiros de ajuda, como comprar um livro ou aceder aos artigos de notícias do Pocket. Na parte superior, temos uma interface que possui apenas algumas opções. Pode ajustar o brilho do ecrã com iluminação quente e fria. Há uma barra deslizante que pode usar para misturar os dois ou usar o relógio para ajustá-lo automaticamente, com base na hora do dia. Um símbolo WIFI está lá, para ligar a uma rede sem fio, um botão de sincronização logo ao lado verificará atualizações de firmware ou fará ping aos servidores Kobo para ver se comprou algum livro numa das aplicações ou no site.

Os audiolivros são uma parte essencial do negócio da Kobo. Eles oferecem audiolivros para venda à la carte e fornecem créditos numa assinatura Kobo Plus. Inevitavelmente, com o lançamento do Kobo Elipsa 2E, o Kobo Plus será incentivado aos utilizadores. Eles têm dois planos diferentes: Kobo Read, que oferece acesso a mais de 1,3 milhões de eBooks, e os leitores podem usar qualquer Kobo eReader ou a aplicação Kobo gratuita por apenas €5,99 por mês. Kobo Plus Listen: Oferecendo acesso a mais de 100.000 audiolivros, os ouvintes podem ouvir em eReaders Kobo selecionados e na aplicação Kobo gratuita por apenas €7,99 por mês. Como se ouve audiolivros no Kobo Elipsa 2E? O Bluetooth 5.1 está presente por isso poderá emparelhar um par de fones de ouvido sem fio para os ouvir.

[quads id=RndAds]

A Kobo faz um trabalho incrível ao tornar os seus eReaders atraentes para utilizadores casuais, e hardcore. Eles têm muitas opções avançadas que a concorrência simplesmente não consegue igualar. Uma das mais populares é ter a capacidade de carregar as suas próprias fontes. Isso é útil se deseja carregar coisas de outras fontes. A maioria dos eReaders, e aplicações, de leitura tem algumas opções predefinidas diferentes para alterar o espaçamento entre linhas, as margens ou o tamanho da fonte. A Kobo faz as coisas de maneira diferente; eles também têm vários controlos deslizantes que permitem flexibilidade incomparável para determinar quanto espaçamento deseja que as suas fontes tenham e até permite configurar as margens, e espaços, de linha. Também existem opções avançadas que permitem ver um antes e depois, lado a lado, que mostram como todas as suas personalizações ficarão, em comparação com as configurações padrão.

O Kobo Elipsa 2E foi projetado para se destacar na leitura dos dois formatos de livros eletrónicos mais populares, PDF e EPUB. Eles também têm suporte para mangas, histórias em banda desenhada com CBR e CBZ, para que os utilizadores possam descarrega-los da Internet e carregá-los facilmente no seu leitor. Quando se trata disso, ele lê ficheiros EPUB, EPUB3, PDF, MOBI, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, RFT.

Ao ler um livro, você tem várias opções que pode utilizar. Além das opções de fonte e personalização, pode pressionar longamente uma palavra e obter uma definição instantânea da mesma. Se fala outro idioma, pode procurar a palavra em japonês, italiano, alemão, holandês e muito mais. Ao pressionar longamente uma palavra, obtém uma âncora que permite selecionar uma única palavra, frase ou parágrafo inteiro. Pode destacá-lo ou adicionar uma nota, e quando adiciona uma nota, aparece um teclado virtual que permite adicionar a mesma manualmente.

Existem também algumas outras opções notáveis. Pode monitorizar seu progresso de leitura com um botão dedicado na parte inferior do ecrã. Ele informa quanto tempo resta de um capítulo específico e a duração estimada de quando concluirá o livro.

O Elipsa 2E possui um mecanismo para virar rapidamente de página. Pode ativar esse recurso no menu de configurações de leitura e escolhendo virar as páginas tocando ou deslizando. Este novo sistema é ótimo, já que permite que toque rapidamente com o dedo no ecrã ou faça um gesto para mudar as páginas muito rapidamente.

Uma das maiores notas de destaque deste Elipsa 2E, além do grande ecrã, é a experiência de desenhar. Pode usar a caneta que acompanha o dispositivo para desenhar em e-books que são comprados ou em livros carregados. Pode clicar no botão de destaque na caneta e destacar uma palavra específica ou um corpo de texto. Pode então anotar esse destaque. Se destacar uma única palavra, um dicionário aparecerá, fornecendo uma definição instantânea, além de fornecer links para a Wikipedia. Se escrever em e-books emprestados da biblioteca ou comprados da Kobo, não poderá guarda-los no Dropbox ou transferi-los para o seu PC, pois eles têm direitos digitais (DRM).

A visualização e edição de ficheiros PDF também é uma das principais funcionalidades. Pode desenhar à mão livre em qualquer lugar do documento, embora não possa destacar uma palavra específica ou corpo de texto de forma convencional. Basicamente precisa de pressionar o botão de destaque e pintar o destaque, pense nisso como apenas um rabisco. Pode salvar ficheiros PDF sem DRM no armazenamento interno do seu dispositivo, enviar para o Dropbox ou exportá-los para o seu PC. Não há recursos avançados de desenho no editor de PDF, mas, novamente, a maioria das marcas também não oferece esse recurso.

[quads id=RndAds]

Alem disso, este grande ecrã com 10,3 polegadas lida muito bem com ficheiros PDF, e pode fazer algumas edições leves, mas não espere uma ferramenta profissional. Pode pinçar e ampliar para isolar áreas específicas do documento e há um minimapa no canto superior direito que auxilia na orientação. Isso pode ser bom para preencher formulários, assinar contratos ou simplesmente assinar documentos.

Se quiser desenhar à mão livre, existem dois tipos diferentes de cadernos. Com um caderno Basic, pode escrever em qualquer lugar da página, como faria num caderno de desenho. No entanto, não poderá converter a sua caligrafia em texto. Se tende a desenhar e deseja mais liberdade ao fazer anotações, um caderno Básico pode ser mais adequado. Um notebook Basic tem um ícone de seta no canto superior direito do ecrã para ocultar o menu. Isso remove as distrações para que se possa concentrar em fazer anotações e desenhar.

Depois temos um caderno avançado, que pode ser utilizado para escrever nas entrelinhas da página para poder converter a sua caligrafia em texto. Se converter a caligrafia em texto e, em seguida, pode exportar o seu bloco de anotações para um ficheiro de texto.

Elipsa 2E

Veredito Final Rakuten Kobo Elipsa 2E

Resumindo, este Kobo Elipsa 2E conta com um grande ecrã, uma caneta cheia de recursos e uma bateria de longa duração, por isso é tão útil para criativos como para leitores. A boa qualidade do seu ecrã bem como os recursos avançados de anotações, são as notas de maior destaque do mesmo. Já as notas menos positivas, é a ausência de um altifalante para ouvir os audiolivros, que obriga a utilização de um par de fones de ouvido, e a borracha da caneta, que demoramos muito para nos habituarmos à mesma.

Como tal, a nossa nota para este Kobo Elipsa 2E é:

Este Elipsa 2E foi-nos gentilmente disponibilizado pela Kobo para que a realização desta análise fosse possivel. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.