Análise Maono DM30: Um Microfone versátil

Análise Maono DM30: Um Microfone versátil

3 Agosto, 2023 0 Por Sandro Sotto

Nunca lhe aconteceu utilizar algo pela primeira vez e que pensava que nunca lhe ia ser verdadeiramente útil, e após a sua utilização verifica que é algo que realmente lhe faz muita falta? Foi precisamente isso que nos aconteceu com o Maono DM30, um microfone USB que nos conseguiu surpreender muito, e pela positiva.

Projetado especificamente para gamers, principalmente para os iniciantes, ele conta com um conjunto de recursos, que tendo em conta o seu preço, definitivamente impressionou muito mais do que realmente esperávamos. A sua qualidade sonora é suficiente para streaming, jogos, gravação de multimédia, e muito mais.

Este Maono DM30 é provavelmente um dos melhores microfones económicos atualmente no mercado, com um chipset de som profissional para ótima qualidade de som e captação de alta sensibilidade, boa durabilidade, iluminação RGB com 8 modos diferentes que pode controlar através de um botão ou através de um software, que também permite monitorizar e ajustar a gravação de som sem ruído.

maono dm30

A qualidade de construção e o design podem não ser uma das áreas em que os microfones de baixo custo realmente se destacam, mas esse não é o caso deste Maono DM30. Ao pegar o microfone pela primeira vez, irá verificar de imediato que estamos perante um objeto que é bonito pela sua simplicidade, qualidade de construção e quão pesado é, já que é todo de metal, exceto a tampa (tampa e botões de plástico). A versão que recebemos para teste é preto, apesar da Maono disponibilizar diversas outras cores para que possa condizer com o seu setup.

A parte mais pesada do microfone é a sua base que fornece estabilidade suficiente numa mesa para evitar choques ou batidas acidentais, e o suporte permite que rode o microfone para acomodar amplitude de movimento suficiente para qualquer utilizador do PC. No entanto, é ajustável apenas para frente e para trás, o que significa que pode girar até 300 graus. O microfone pode ser desmontado em 3 partes para resolver isso comprando um braço para estender a amplitude de movimento do microfone. A haste presa ao microfone é completamente removível, bem como a a base, e pode ser montada na haste onde há um segundo orifício para parafuso na parte inferior.

O Maono DM30 possui uma gama completa de luzes RGB na parte inferior através dos orifícios que emitem um brilho agradável que realmente o destaca. Pode ser alterado de muitas formas diferentes. A forma mais simples é através de um botão na parte inferior, que conta com um total de 9 modos diferentes, um dos quais desliga a luz completamente ou alterna entre 7 cores sólidas diferentes. Entre as opções temos um modo arco-íris que gira todas as cores disponíveis. Outra forma de ajustar o RGB, e outras configurações, como definir a intensidade da iluminação é através do programa Maono Link, que irei falar mais sobre isso em outro parágrafo.

O microfone também possui uma interface de botão prática na frente, permitindo que controle facilmente o ganho e, com o apertar de um botão, silencie totalmente o microfone. Também pode girar o botão de cada lado para controlar o volume quando atingir o nível máximo ou mínimo, a luz indicadora piscará várias vezes. Na verdade, existem dois LEDs abaixo dele, um para o microfone e outro para os fones de ouvido, que estão sempre desligados, a menos que ligue os fones de ouvido. A luz do microfone está sempre acesa e fica vermelha quando o microfone está desligado e verde quando ligado.

Existem duas portas na parte inferior, uma porta USB-C e uma porta de 3,5 mm para ligar um par de fones de ouvido com fio para ouvir o que diz no microfone em tempo real, e isso é ótimo para jogadores em particular, ou se quiser usar isso para podcasts ou similares. E, finalmente, um botão que controla as luzes RGB.

No geral, o Maono DM30 foi projetado para agradar a todos os jogadores e, para um microfone USB económico, ter um suporte de alta qualidade realmente impressionou-me e adoro o seu design; É eficiente e pequeno, não ocupa muito espaço na secretária e adapta-se a qualquer ambiente, e as suas capacidades permitem-lhe cobrir na perfeição outros tipos de cenários.

maono dm30
[quads id=RndAds]

O Maono DM30 é um microfone plug-and-play, portanto a seu ligação é fácil e simples, basta ligar o cabo que está ligado ao microfone a qualquer porta USB do seu computador. O sistema operativo deteta rapidamente o dispositivo, após o qual um LED verde acende sob o botão de controlo, simbolizando a prontidão para gravar. O cabo USB que acompanha o microfone pode ser facilmente trocado por USB-C, permitindo que use o microfone para gravar no seu computador (Windows e Mac) ou até num smartphone.

[quads id=RndAds]

O mais impressionante é que este Maono DM30 oferece excelente desempenho e qualidade de som. Ao ouvir as gravações, a minha voz estava clara mesmo estando um pouco longe do mesmo, o microfone teve um desempenho melhor do que esperava. Possui um condensador de alta sensibilidade com uma taxa de amostragem de 24 bits / 48 kHz. É muito útil se não puder sentar-se perto do mesmo. Isso ajuda a obter bons resultados à distância, pois é capaz de detetar a sua voz a uma distância razoável sem perda significativa de qualidade. No entanto, essa sensibilidade junto com o tamanho grande do microfone pode ser uma desvantagem quando se trata de ruído ambiente. Então aconselho baixar o volume abaixo de 90% e utilizar a redução de ruído.

Embora o padrão do microfone seja cardióide, é importante observar que o microfone é direcionalmente sensível, o que é útil para filtrar os cliques do teclado e do mouse, já que ele desfoca a maioria dos detalhes do fundo, captando apenas os sons à sua frente. Isso é bom se planeia utilizar o microfone para jogos, pois vai isolar a sua voz com mais eficiência. No entanto, por vezes notei que ele capta vibrações de digitação e movimentos do mouses. Portanto, ainda ouvirá algum ruído vindo de diversas áreas.

Acusticamente, talvez a principal característica do microfone seja o seu som muito brilhante. Ele captura muitos detalhes, o que é excelente para atividades como podcasting. Realmente permite que a sua voz se destaque. A combinação de todos esses elementos resulta num som natural e quente. O volume é aceitável e aproximar o microfone permite que identifique os detalhes da sua voz, e é difícil argumentar com os resultados.

O Maono Link permite que altere o tom da sua voz para algo mais profundo, escolhendo entre os modos de som predefinidos, todos os quais permitem personalizar e definir as suas preferências. Essa aplicação também possui uma secção avançada para ajustar ainda mais a entrada de áudio com opções profissionais como Gain, Compressor e Limiter, que são frequentemente vistas em software de streaming/transmissão. Ele também possui um equalizador simplificado com padrões predefinidos para alterar ainda mais o som.

[quads id=RndAds]

Embora o Maono DM30 funcione como um simples dispositivo plug-and-play, ao contrário da maioria dos outros microfones desta faixa de preço, ele vem com um software proprietário chamado Maono Link. É uma aplicação simples, disponível para Windows e macOS, que ajuda a gerir as configurações do microfone no seu computador e para um controlo mais avançado do mesmo.

Dentro da aplicação, há uma janela de trabalho dividida em duas metades, Standard e Advanced. Ele fornece algumas opções simples de gestão no Modo Básico e outras opções mais completas na guia Modo Avançado, também oferece acesso a todos os controlos que poderia esperar de um microfone.

Na parte padrão, a aplicação faz tudo que um microfone faz, mas com mais opções. No software, pode ajustar o tom de 4 presets Deep (padrão), Natural, Bright e Legacy. Isso significa que pode alterar, e testar, as configurações com eficiência, conforme desejar, até encontrar a configuração que deseja. Pode rastrear um mapeamento bastante esquemático do nível do sinal de entrada, ajustar o ganho do microfone e o volume do fone de ouvido em percentagens específicas de 0 a 100, desligar o microfone e monitorizar o microfone e também controlar a luz de fundo – não apenas para escolher a cor, mas também para definir o nivel de brilho, algo útil para jogos noturnos. De um modo geral a Maono fez um bom trabalho ao dar aos proprietários controlo suficiente sem complicar.

Quanto ao tom de configuração, pessoalmente gosto de um tom natural, embora possa ver alguns usos cinematográficos de profundidade. Se tem uma voz muito profunda, considere usar uma voz brilhante para torná-la mais suave.

Se for para a guia “Avançado”, poderá ajustar as configurações do equalizador, limitador e compressor. Selecione a resposta de frequência – som plano, filtro passa-alto para suprimir o ruído de baixa frequência, “melhoria de presença”, implementado na forma de um meio trançado, que pode “esticar” o som num ambiente ruidoso, bem como uma combinação das duas últimas opções.

Quando se trata do equalizador, pode aplicar um filtro passa-alto, aumentar a presença dos médios ou usar uma combinação dos dois. É meio limitado e eu preferiria que eles lhe dessem a opção de criar um equalizador personalizado. Em vez disso, aconselho usar seu próprio EQ no pós-processamento.

Por fim, devo mencionar que o recurso de monitorização deste microfone em tempo real só pode ser utilizado se ligar um par de fones de ouvido na porta de 3,5 mm.

maono dm30
[quads id=RndAds]

Veredicto Final Maono DM30

Se procura um microfone económico este tem garantidamente um bom desempenho. O Maono DM30 é definitivamente uma das opções mais atraentes do mercado, abaixo dos $50. Ele impressiona desde o início com a sua elegante qualidade de construção, aparência premium e opções de cores. O que realmente dá a impressão de que é muito mais caro do que parece. Enquanto a iluminação RGB oferece uma estética de jogo.

Considerando a qualidade de som mais do que decente, é difícil não se impressionar com a qualidade do microfone condensador do Maono DM30. Ele excede todas as expectativas que possa ter com o seu som brilhante, mantendo uma sensação mais neutra e natural nos vocais. A clareza também é impressionante e a captura de áudio é excelente. O resultado de tudo isso é um microfone tudo-em-um que lida muito bom com coisas como podcasts, jogos, música e muito mais. Como tal, a nossa nota para este microfone é:

Este microfone foi-nos gentilmente disponibilizado pela Maono, e se quiser pode aceder à sua página oficial aqui.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.