Análise Logitech MX Anywhere 3S: um mini mouse poderoso e silencioso

Análise Logitech MX Anywhere 3S: um mini mouse poderoso e silencioso

7 Julho, 2023 0 Por Joel Pinto

Se já conhece o Logitech MX Anywhere 3, se olhar para o Anywhere 3S, um mini mouse anunciado no final do passado mês de maio, não irá notar qualquer diferença. Isso acontece porque em termos de design eles são rigorosamente iguais.

O mini mouse topo de gama da Logitech é fisicamente indistinguível do seu último lançamento, o que não é uma mau de todo, mas sou suspeito de dizer isso, uma vez que o MX Anywhere 3 é o meu mouse de trabalho à muitos anos. No entanto, este Anywhere 3S conta agora no seu interior com a tecnologia de “clique silencioso”, que está presente no seu irmão maior, o MX Master 3S, além de um novo sensor de 8000 DPI. Ele também utiliza um novo dongle proprietário da Logitech Bolt em vez do Unifying Receiver.

Essas mudanças provavelmente não significam muito para si, a menos que o monitor do seu PC seja do tamanho de uma mesa de jantar e possa testar esses DPI a mais. Mas mesmo com um valor ligeiramente reduzido (o Anywhere 3S não inclui mais um dongle, mas continua com o mesmo preço de venda de 99 euros, ainda é um dos melhores mouses pequenos do mercado (se não o melhor).

O MX Anywhere 3S é mesmo um rato pequeno, mas não tão pequeno que seja desconfortável de utilizar durante longos períodos de tempo. Apesar de contar com mãos grandes, utilizo o mesmo desde sempre e nunca tive qualquer desconforto nas mãos. No entanto, este mouse parece ter sido projetado para viajar, e não é por acaso que que se chama “Anywhere”. E com o formato de seixo liso, caberá facilmente em qualquer bolsa ou até mesmo no bolso se precisar de se mover com pressa. Os botões principais largos e tolerantes são confortáveis ​​o dia todo e os botões laterais são um pouco rígidos, mas não os clica acidentalmente. Um único botão fora do padrão, que alterna entre rolagem padrão e rolagem super-rápida para a roda do mouse bem serrilhada, completa o pacote.

A outra parte da marca “Anywhere” é que o mouse funciona em qualquer coisa, mas é qualquer coisa mesmo, incluindo o vidro…. sim, este MX Anywhere 3S funciona muito bem sobre uma mesa de vidro. Pessoalmente, acho que a perna da minha calça é uma superfície muito mais frequente utilizada quando estou em movimento, mas até aí o Anywhere 3S se sai muito bem.

Outra característica do design de viagem deste mouse é a sua capacidade de alternar entre três dispositivos com um botão na parte inferior. Assim como os mouses MX anteriores, ele funciona perfeitamente, esteja a utilizar o Bluetooth ou o dongle Bolt USB proprietário da Logitech. (As novas variantes “S” desses mouses abandonam o antigo Unifying Reciever.)

A falta de um dongle na caixa pode ser um ponto crítico, já que foi incluído no MX Anywhere 3 pelo mesmo preço. Mas como este é um mouse para viagem e a maioria das pessoas utiliza o Bluetooth dos seus dispositivos, em vez de ocupar constantemente uma porta USB-A cada vez mais rara, posso compreender essa lógica.

Em termos práticos, a Logitech promete uma autonomia de 70 dias, e posso dizer que dura mesmo esses 70 dias. O Anywhere 3 já conseguia essa autonomia, e este MX Anywhere 3S consegue igualar essa situação.

E se há algo que gosto muito neste mouse é a sua roda de rolagem. É realmente muito boa, especialmente para um mouse tão pequeno, parecendo pesado e sólido sob meu dedo. E a capacidade de alternar entre rolagem notched padrão e rolagem rápida com o toque de um botão é algo que só aprecia depois de utiliza-lo durante algum tempo… e sentir falta de outros mouses. Não quer trocar? Tudo bem, role rápido o suficiente e o mouse é inteligente o suficiente para deixá-lo girar livremente por conta própria. Esse recurso já existe há alguns anos, mas não é menos impressionante por isso.

Falando nisso, se mergulhar no software do driver Options+, poderá realmente ajustar a força do modo de rolagem notched. Esse é um recurso que o modelo anterior já tinha, mas continua a ser interessante. Algo que o modelo mais antigo não tinha é o “clique silencioso” e, de fato, o MX Anywhere 3S é muito mais silencioso que o modelo anterior, assim como o MX Master 3S. É mais um som de “toque” do que um “clique”.

O sensor de 8.000 DPI mais avançado, que é o dobro do DPI do último modelo, igual ao MX Master 3S, não é bom… é muito bom. Nunca usei nada perto dessa sensibilidade e não consigo imaginar-me a fazer isso, especialmente num ambiente móvel.

MX Anywhere 3S

Já em termos de software, temos o Logitech Options+ que todos conhecemos e é surpreendentemente bom. Certamente é possível usar o mouse sem ele, mas estará a prestar um péssimo serviço a si mesmo. O Logitech Flow continua a ser uma ótima ferramenta para quem precisa de se mover entre várias máquinas, e a opção de alterar parte, ou toda, a funcionalidade do botão para aplicações acionados é muito apreciada.

Tecnicamente, o mouse funciona com o novo sistema Smart Actions da Logitech, mas ao contrário dos teclados ou do grande MX Master, não acho que haja botões suficientes para torná-lo realmente útil. Pode obter mais funcionalidades de Gestos, que permitem segurar o botão e mover para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita para mais ações. Mas, novamente, isso parece um pouco problemático de utilizar.

Veredito Final Logitech MX Anywhere 3S

Vou-vos ser o mais sincero possivel, sendo eu utilizador de há muito tempo do Anywhere 3, este MX Anywhere 3S não é uma grande mudança, mas também não precisa de ser. O clique mais silencioso provavelmente não vale uma compra por si só. Ainda assim, se está no mercado à procura de um pequeno mouse de viagem e não se importa em pagar um pouco acima da média pelo ter um topo de gama, ele é das melhores opções do mercado.

O MX Anywhere 3S vale cada euro que a Logitech pede por ele

Como tal, a nossa nota para este Logitech MX Anywhere 3S é:

Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.