Análise Huawei nova 9 SE: Gama média muito interessante

Análise Huawei nova 9 SE: Gama média muito interessante

15 Agosto, 2022 0 Por Sandro Sotto

Anunciado no final de Março de 2022, o Huawei nova 9 SE só agora nos foi disponibilizado, e por isso só agora surgiu a oportunidade de o testar. E como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, chegou o momento de disponibilizar a minha review deste smartphone.

Estou à sensivelmente duas semanas a utilizar este Huawei nova 9 SE e chegou o momento de dar a minha opinião sobre o mesmo. E se quer um resumo, mesmo muito resumido, fique a saber que gostei do hardware, mas nem tudo são rosas.

O Huawei nova 9 SE utiliza várias soluções que se destinam a distinguir o smartphone dos concorrentes. Em primeiro lugar, um ecrã totalmente plano, que é definitivamente a solução principal aos olhos da maioria dos compradores. Muitos preferem o ecrã curvo, mas que confesso que prefiro o ecrã plano, apesar de considerar que as curvas dão um toque mais premium aos equipamentos.

A segunda característica do smartphone é a unidade de câmara principal. Dois grandes círculos, um abaixo do outro, encarnando o signo do infinito ou qualquer outra coisa que se lembrem Nada extravagante, mas há um toque de originalidade. E o terceiro recurso de design é o revestimento brilhante da tampa traseira, que é um verdadeiro iman para as impressões digitais. A superfície realmente brilhante e qualquer toque com as mãos na mesma, vai ficar marcado. A sorte? A Huawei fornece uma capa transparente de silicone que podemos, e devemos utilizar.

Na frente este Huawei nova 9 SE conta com um ecrã IPS de 6,78 polegadas com resolução FullHD+, com 2388×1080 pixeis, e essa é uma das principais características deste smartphone. Impressiona com as suas características e é muito bom em operação real. A faixa dinâmica do ecrã é impressionante, a reprodução de cores é natural e suave, os ângulos de visão são bons, tal como o seu brilho máximo. No entanto, sob condições solares, temos alguma dificuldade em ver o que se passa no mesmo. Mas isso nem é defeito, é feitio de todos os ecrãs IPS.

E se no ecrã estamos bem, no seu desempenho não estamos pior. A Huawei equipou este nova 9 SE com um processador da Qualcomm, o Snapdragon 680, que é um solução bastante interessante para a grande maioria dos utilizadores, mesmo para aqueles que gostam de jogar os jogos um pouco mais exigentes. O principal problema é conseguir instalar todos os jogos desejados neste smartphone, e acima de tudo, o grande problema está na sincronização com a nuvem, que é algo exigido por muitos jogos modernos, principalmente os online. Mas já falaremos sobre isto, um pouco mais à frente.

Em termos gerais, tudo funciona muito rápido, estamos perante um processador de gama média que não é mau para uma utilização regular. Os jogos correm bem, e as aplicações ainda melhor. Mas como sempre, aqui fica a pontuação do Antutu para que sirva de referencia.

E qual é o ponto onde realmente a Huawei raramente falha? Se respondeu fotografia, acertou. As câmaras deste Huawei nova 9 SE não são as melhores do mercado, mas são boas se tivermos em consideração a gama do equipamento. Em primeiro lugar, ele conta com um sensor principal de 108MP, com abertura f/1.9, que é acompanhado por um sensor ultra grande angular com 8MP com abertura f/2.2, um sensor de profundidade com 2MP e um sensor Macro também ele com 2MP.

Huawei nova 9 SE

Quando se trata de fotos, a câmara traseira de 108MP do Huawei nova 9 SE é capaz de fornecer excelentes fotos com bons detalhes, boa faixa dinâmica e boa reprodução de cores tanto à luz do dia como em condições de pouca luz. A câmara ultra grande angular oferece bons resultados, embora não seja tão brilhante ou vibrante como as fotos capturadas pela câmara principal.

A câmara traseira do telefone é capaz de lidar com zoom digital de até 10x cortando o sensor grande e com zoom digital de 2x, a câmara do nosso Huawei nova 9 SE conseguiu reter bons detalhes. Com zoom digital de 10x, o telefone ainda conseguiu produzir fotos utilizáveis, embora haja alguns grãos menores em cenários bem iluminados e ao ar livre, enquanto condições de pouca luz no zoom digital máximo tendem a produzir fotos mais suaves, embora ainda sejam legíveis. A câmara selfie, de 16MP, tira boas fotos em boas condições de luz do dia, mas não se sai tão bem em condições de pouca luz, mesmo com o flash do ecrã a ajudar.

Já não é muito habitual vermos telefones da Huawei com porta de 3,5mm para os fones de ouvido, e este Huawei nova 9 SE não é diferente. Se quiser utilizar fones de ouvido com fio terá que comprar aqueles com ligação USB-C ou procurar um adaptador. Quanto aos altifalantes do smartphone, o principal é excelente, mas não é estéreo. O alcance é amplo, sem distorção e chiado no volume máximo. O altifalante de conversação no nova 9 SE também é bom, não tive qualquer queixa a apontar.

[quads id=RndAds]

Outro do ponto de maior interesse nos smartphones é a sua autonomia, e o Huawei nova 9 SE conta com uma bateria de 4000mAh, que me parece ser curta se comparado com outros equipamentos da mesma faixa de preço. Mas, ao mesmo tempo, o smartphone demonstra uma excelente autonomia. A Huawei afirma que, além da plataforma energeticamente eficiente, este nova 9 SE implementa um sistema inovador de gestão de economia de energia baseado em inteligência artificial. A verdade é que no meu uso, durou muito facilmente um dia inteiro de utilização, mas não me parece que seja pelos motivos apresentados pela Huawei. Pessoalmente, acho que o facto do Huawei nova 9 SE não ter serviços da Google ajudou muito nesta situação, mas no final o que interessa é que nunca tive problemas de autonomia. E se precisasse de carregar o equipamento, também não haveria problema, já que ele conta com suporte para o carregamento rápido de 66W (carregador na caixa). A titulo e exemplo, dos 20 a 100% nunca levou mais de 25~26 minutos, e dos 20 aos 50%, é conseguido em cerca de 11 minutos. E isto não é bom, é excelente.

No entanto, não posso deixar de falar da parte que menos gostei neste Huawei nova 9 SE, o EMUI 12. E nem é a EMUI 12 em si que não gosto, já que é uma interface baseada no Android 11, muito rápida e responsiva, e que está cheia de funcionalidades, que demonstram que a Huawei sabe o que os utilizadores gostam, e precisam, e disponibiliza isso mesmo para eles. O problema está no facto de não ter aplicações e serviços da Google. Algo que a Huawei não controla, já que foi o governo norte-americano que proibiu a Google de os fornecer. Em tempos já utilizei um equipamento que veio da China sem os serviços da Google, e ao fim de algum tempo consegui habituar-me a isso. No entanto, quando voltei para outro equipamento, com serviços da Google, parecia que tinha feito uma viagem no tempo e fiquei com a certeza de que me são indispensáveis. Talvez para utilizadores menos exigentes, esse nem seja um problema, e tenho pena que este Huawei nova 9 SE não conte com os mesmos, já que em termos de equipamento, é realmente muito interessante.

Não quero levantar o tema da “vida difícil” com um smartphone sem serviços integrados da Google. Na minha opinião, a experiência do utilização muda significativamente. Bem sei que existem formas de adicionar esses serviços, e aplicações da Google, aos equipamentos da Huawei, mas não é isso que aqui está em causa. Estou a fazer uma análise ao que a Huawei oferece, e isso infelizmente não pode oferecer (para desgosto deles também).

No entanto, era injusto da minha parte não falar aqui da Huawei AppGallery, a loja de aplicações da própria fabricante. Ela está cada vez mais completa, e algumas vezes fui comentando com o meu colega Joel Pinto, que tem testado mais telefone da Huawei, e mesmo ele tem essa ideia: a loja da Huawei está realmente cada vez mais composta. Praticamente todas as principais aplicações, e jogos já estão presentes na mesma, e tirando uma ou outra que ainda não está presente, é possivel encontrar alternativa à mesma nesta loja.

[quads id=RndAds]

Veredicto Final Huawei nova 9 SE

Eu gostei deste Huawei nova 9 SE, e considero um bom smartphone. Elegante, fino, leve, potente o suficiente, com um ecrã interessante, uma boa câmara e carregamento rápido. Muitos de nós sentimos falta da qualidade da Huawei no mercado de smartphones, e este nova 9 SE demonstra que a empresa não se esqueceu como se fazem smartphones interessantes, e não só os topos de gama.

Mas é inevitável ter de voltar a falar das suas desvantagens, a falta de serviços do Google, ainda pode ser um problema para muitos. O Huawei nova 9 SE em si cumpre com o que promete e confesso que dava uma nota editorial mais alta se não fosse este ponto negativo, mas infelizmente como muda completamente a experiência de utilização, vou dar a nota 3 (em 5 possíveis).

O equipamento foi-nos gentilmente disponibilizado pela Huawei para que fosse possivel realizar a análise do mesmo. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.