Análise HP Elitebook X360 1040 G7
16 Março, 2021O titulo deste artigo não deixa muito espaço para duvidas, e este artigo é dedicado à analise do excelente Elitebook X360 1040 G7, um novo ultrabook da HP. A HP conseguiu fazer um dispositivo realmente premium, com design elegante, desempenho surpreendente e acima de tudo eficiente.
E quando digo que tem um desempenho surpreendente, é porque ele tem tudo aquilo que a grande maioria dos utilizadores necessita. Está equipado com um Intel Core i5-10210U, 16GB de RAM, um SSD de 256GB, uma placa gráfica Intel HD 620, e um belo ecrã IPS FullHD de 14 polegadas.
Análise HP Elitebook X360 1040 G7
Design
Em termos de acabamento, este Elitebook X360 1040 G7 é um conversível em alumínio prateado que salta à vista assim que o tiramos da caixa. E é 360 porque permite virar o laptop e coloca-lo em modo de tablet, que é util para muitos, e para outros nem tanto.
Alem de ser um dispositivo muito fino, a HP não deixou de lado algo que é realmente importante, a conectividade. No total temos 4 portas USB, 2 do Tipo-A e 2 do Tipo-C. Estas portas do tipo-C permitem velocidades semelhantes ao do Thunderbolt 3, ou seja, em até 40Gbps.
Temos ainda uma porta de vídeo HDMI 1.4b, do tamanho normal e uma porta de 3,5mm para os fones de ouvido.
Ecrã e Som
Tal como já tinha informado anteriormente, ele conta com um belíssimo ecrã IPS de 14 polegadas e com a resolução FullHD, que me conseguiu impressionar. Ele é capaz de reproduzir imagens com realmente muita qualidade, que em conjunto com o seu sistema de som “criado” pela Bang & Olufsen (quatro altifalantes, dois na barra de altifalantes acima do teclado e dois na parte inferior), conseguimos ter uma experiência multimédia fantástica.
Este é um dos dispositivos que permite ser equipado com o sistema HP Sure View, que permite ao utilizador reduzir o ângulo de visualização do ecrã. Isso é ideal quando estamos a trabalhar fora de casa, e assim conseguimos manter a privacidade dos conteúdos reproduzidos pelo ecrã.
As molduras laterais são realmente finas, no entanto a moldura superior e a inferior, são um pouco maiores.
Teclado
O HP Envy 13 conta com teclado chiclete em estilo de ilha, que posso realmente dizer que gosto. Alem de ser confortável e preciso, é um dos teclados mais silenciosos que já experimentei num laptop, e isso faz diferença para quem tem de digitar durante algumas horas todos os dias.
É um teclado é realmente raso, algo cada vez mais frequente nos ultrabooks, mas felizmente a HP não levou isso ao extremo, pois não comprometeu o seu conforto.
Em relação ao trackpad, ele é realmente grande, maximizando todo o espaço que pode no deck. Ele usa drivers Microsoft Precision, é excepcionalmente suave, não faz barulho e tem um clique satisfatório.
Desempenho
Se tudo o que relatei acima não fizesse este laptop ser realmente interessante, então fique a saber que o seu desempenho é do melhor que podemos ter nesta gama. Um processador Intel Core i5-10210U, 16GB de RAM e uma placa gráfica Intel HD 620.
Quando estava a testar o Envy 13 utilizei-o para tudo o que preciso de um PC, onde se inclui trabalho e diversão. Como devem imaginar, muito do meu trabalho é feito com diversos navegadores abertos e a trabalhar em simultâneo, com redes sociais, email e mais algumas ferramentas, e tudo em execução ao mesmo tempo. E em momento algum senti falta de performance. Tudo muito suave, e feito de forma muito rápida.
Não sou muito fã de jogos no PC, mas tinha de experimentar o desempenho desta Intel HD 620, e como tal decidi instalar o Assassins Creed Syndicate Standard Edition. Para meu espanto, executou o jogo. Obviamente notou-se que este não é um laptop para jogos, mas o jogo foi executado.
HP Elitebook X360 1040 G7 tem o foco na produtividade
O seu SSD é de 256GB, e tratando-se de um SSD não lhe falta velocidade, já que está anos luz há frente dos habituais HDD.
Bateria
A duração da bateria é algo que me deixou um pouco com o pé atrás. Verificar o ecrã que este laptop tem, com o hardware no seu interior, não esperava grandes milagres. No entanto, até aí me conseguiu surpreender. Não é o melhor laptop que já tive em mãos em termos de autonomia, mas posso-vos garantir que consegui trabalhar 6 horas seguidas com o mesmo, sem que este tenha visto o carregador. É bom? Para mim acho que é um valor realmente ajustado, 5 horas de trabalho, que apesar não ser muito exigente a nível de processamento, são 5 horas seguidas de ecrã.
A HP diz que o Envy 13 aguenta cerca de 10 horas em reprodução de vídeo, e eu acredito que seja possível.
Análise Elitebook X360 1040 G7: Veredicto final
Confesso que não tinha grandes expectativas para este laptop. Apesar de ter boas especificações, tinha ideia que era só mais um laptop, mas enganei-me, e a HP conseguiu surpreender-me muito pela positiva.
Como devem ter reparado em toda a análise, não tenho grandes pontos negativos a apontar. Poderia queixar-me da placa gráfica, mas penso que ninguém compra um laptop de 14 polegadas para jogar, ou pelo menos não devia, e este X360 1040 G7 garantidamente não foi desenhado para isso, pelo que nem nesse ponto posso pegar.
Talvez os únicos apontamento que posso fazer, é a ausência de uma porta Thunderbolt 3, que faz-me falta para algumas situações, e a ruído que por vezes vem do seu ventilador.
Em relação ao seu sistema operativo, ele vem com o Windows 10 Pro, que funciona perfeitamente nesta máquina.
De resto, desde o seu design, acabamento, processador, memoria, disco e ecrã, é um excelente laptop que certamente não o deixará mal, qualquer que seja a situação.
A nossa nota para este laptop é:
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.