Análise Concrete Genie – Um exclusivo PlayStation 4

8 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

Concrete Genie é um novo exclusivo Playstation 4 que chegará à Playstation Store amanha, dia 9 de Outubro. Felizmente, tivemos a oportunidade de colocar as nossas mãos neste jogo com algum tempo de antecedência, e hoje deixamos aqui a nossa analise ao mesmo.

Ao contrário de grandes títulos como o God of War, ou Call of Dutty, este é um jogo que apesar de já termos falado algumas vezes sobre o mesmo, não teve o mesmo “cuidado” com o marketing como outros grandes títulos. No entanto, este é daquele tipo de jogos, que os país deveriam gostar que os seus filhos jogassem, já que tem uma grande componente lúdica.

Em Concrete Genie o nosso herói é o Ash, uma criança como tantas outras, que vive a sua infância com carinho e com arte vivida, desenhando no seu bloco de notas. O que mais gosta de fazer é pintar, e isso prepara o cenário para o capricho que está para chegar. Acompanhado por musica melancólica, Ash fala com as suas própria criações. No entanto, um grupo de crianças entra em acção e estraga o que de melhor Ash tem, o  seu bloco de notas, e faz com que se espalhem as suas páginas. Páginas … com grande poder. É uma cena digna de um filme de animação, e de um grande estúdio. E tudo começa aí…

Análise Concrete Genie

Este jogo está longe de ser um simulador de caminhada puro, e gosto mais de o classificar como sendo um jogo de plataformas em 3D e, embora alguns saltos pareçam de difícil execução, a verdade é que tudo torna-se mais fácil de superar quando voltamos a reaparecer instantaneamente, exactamente onde caímos. As pinturas são feitas por controlos de movimento inofensivos ou com o manípulo certo, que são utilizados para realizar três objectivos: criar murais nas paredes, criar vida pintando génios, ou simplesmente iluminando o universo. Mesmo que o combate seja introduzido próximo ao final de cada jornada, não nos vamos ver livres dos famosos “Boss” no entanto, não espere por grandes momentos de acção, ou de ver Ash dar triplos mortais.

Concrete Genie

Na sua “luta” para reunir todas as páginas do seu bloco de notas, e se ver livre o mundo das trevas, os génios às vezes ajudam-nos a resolver quebra-cabeças, como queimar uma porta, ou apontar para onde devemos ir/ou fazer. No entanto, cabo ao jogador controlar Ash e fazê-lo subir e encontrar novas áreas, mantê-las felizes e configurá-las para o sucesso, e isso é feito pintando vários objectos nas paredes e usando uma substância superpintura para eliminar pequenos obstáculos da escuridão. Existem vários tipos de génios com poderes diferentes (vento, electricidade e assim por diante); portanto, às vezes, precisamos de pensar um pouco.

É um jogo adorável e divertido. O jogador cria, ajuda e brinca com as criaturas que criou, obtém mais peças para criar monstros mais absurdos, depois pinta uma obra-prima e limpa uma parte do cubo (pequeno) para estimular a narrativa. Muito disso é guiado, o que reduz o factor de frustração. É um conceito familiar de um jogo em mundo aberto, mas muito menos tedioso e menos insidioso. No entanto, é menos abrangente.

Concrete Genie

Análise Concrete Genie – Gráficos

Conforme já expliquei anteriormente, os gráficos não são realistas, mas são dignos de um filme de animação do estilo Pixar. Algo que me agrada bastante. Juntar gráficos interessantes, com uma banda sonora vibrante de adequada, torna este jogo muito equilibrado.

A parte que menos gostei neste jogo foi os seus menus, que achei serem mais complicados do que deveriam. Para quem está habituado aos videojogos, não irá sentir dificuldades em compreender, mas a ideia de Concrete Genie é ser um jogo para todas as idades.

Apesar de ser algo que não testei, este jogo possui conteúdos VR compatíveis com o PlayStation VR e PS Camera, além de funcionar também com dois PS Move. Mas não se preocupe se não contar com esses acessórios, pois não são essenciais para “curtir” a aventura.

Concrete Genie

Análise Concrete Genie – Conclusão Final

Se quer um jogo para grandes serões em frente à TV este não é o jogo que procura. Se quer um jogo para jogar com toda a família, oferecer ao seu filho, ou a uma outra criança, então achou o jogo certo.

É um jogo verdadeiramente fascinante e lúdico, que faz com que quem jogue tenha de arranjar forma de passar certos obstáculos, e acima de tudo faz puxar pela nossa criatividade.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.