AMD compra a Xilinx por 35 biliões de dólares

AMD compra a Xilinx por 35 biliões de dólares

28 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

A AMD anunciou aquela que é sua maior aquisição de sempre, comprando a Xilinx por 35 biliões de dólares, fazendo com que a empresa adquira aquele que é um dos seus maiores concorrentes. Este último apresentou resultados financeiros, e projecções, que superaram as expectativas.

Esta aquisição, que a AMD espera concluir até ao final de 2021, criará um novo grupo de 13.000 engenheiros. Ele será baseado, como a AMD por vários anos, numa estratégia de terceirização de 100% da fabricação de chips, amplamente dependente da TSMC.

A proposta de compra da Xilinx, pela AMD, prevê que os accionistas da Xilinx receberão aproximadamente 1,7 acções da AMD para cada um dos seus títulos, avaliando-os em $143, ou 24,8% acima do preço de encerramento. Os actuais accionistas da AMD deterão 74% do capital do novo grupo, os da Xilinx 26%, e este novo conjunto será liderado por Lisa Su. Já o seu homólogo da Xilinx, Victor Peng, será o responsável pelos negócios legados e pelas novas iniciativas de crescimento da empresa, com o título de presidente do conselho. As duas empresas esperam que a sua combinação gere 300 milhões de dólares em economia geral de custos.

AMD utilizadores

Xilinx passa para as mãos da AMD por 35 biliões de dólares

A AMD há muito é a principal concorrente da Intel no mercado de processadores de computador. Mas o seu CEO, no cargo desde 2014, aposta no segmento mais dinâmico de chips para data centers. Desde então, o grupo assumiu a liderança em relação à Intel em termos de desempenho do processador, o que lhe permitiu aumentar a sua participação no mercado, onde hoje detém pouco menos de 20%.

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.