Alerta: Atenção aos clones do Antutu que estão na Play Store

Alerta: Atenção aos clones do Antutu que estão na Play Store

21 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Para quem ainda não tinha reparado, o Antutu há algum tempo que foi banido da Play Store, porque supostamente recolhe muitas informações que não são essenciais para o uso da aplicação, e por outras falhas de segurança.

Cientes dessa situação, e sabendo que nem todos os utilizadores estão cientes de que a aplicação foi banida, hackers criam clones do Antutu com o intuito de explorar os smartphones dos utilizadores. Muitos clones apareceram nos últimos meses na loja de aplicações da Google, mas nenhum deles é oficial. Algumas dessas aplicações simplesmente utilizam o código-fonte do AnTuTu para republicá-lo, e outros oferecem uma interface totalmente diferente.

O AnTuTu ainda está disponível para quem quiser usá-lo para testar um smartphone. Tudo que precisa de fazer é ir ao site oficial e descarregar os dois APKs na página inicial. O primeiro para o benchmark e o segundo para os recursos necessários para os testes do processador e gráficos. Depois de descarregados, as duas aplicações devem ser instalados autorizando (temporariamente) o procedimento.

Google Play Store

O Antutu não está oficialmente na Play Store

Esta não é a primeira vez que uma aplicação popular é objecto de uma campanha massiva de clonagem de desenvolvedores. Lembramos em particular os muitos exemplares da versão móvel do Fortnite, quando a aplicação ainda nem sequer sonhava chegar à loja da Google… algo que deverá voltar a acontecer nas próximas semanas, já que o jogo já não está disponível na loja da Google, há alguns dias.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.