Adolescentes com acesso restrito a determinados conteúdos do Facebook e Instagram

Adolescentes com acesso restrito a determinados conteúdos do Facebook e Instagram

10 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Diversas pressões políticas e associações de proteção infantil levaram a Meta a procurar uma forma de implementar alguns procedimentos que visam impedir que os adolescentes de acederem a conteúdos relacionados com suicídio, automutilação e distúrbios alimentares no Facebook e Instagram.

Facebook e Instagram restringe conteúdo aos adolescentes

A Meta diz que agora irá ocultar este tipo de conteúdo e que quando os adolescentes pesquisarem estes tópicos no Facebook e Instagram, serão redireccionados para organizações de apoio como a National Alliance ou Mental Illness. Este sistema de controlo de conteúdo para menores será implementado nos próximos meses. As contas dos adolescentes atribuirão filtros restritivos por padrão, o que limitará o conteúdo visível.

Esta decisão da Meta responde em parte às preocupações crescentes de vários governos (e da Europa) relativamente à presença de crianças nas plataformas digitais. Espera-se que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, aborde a segurança das crianças nas redes sociais durante uma próxima audiência no Senado ao lado de outros líderes do setor de tecnologia. No entanto, controlos muito rigorosos sobre conteúdos visíveis para os adolescentes não são unânimes, havendo alguns receios de que tais restrições possam dificultar o acesso a recursos educativos ou a apoio psicológico (particularmente no que diz respeito ao suicídio, que afeta muitos adolescentes).

Recorde-se que, na Europa, a Lei dos Serviços Digitais (DMA) impõe responsabilidades às grandes empresas tecnológicas como a Meta e a TikTok relativamente ao conteúdo partilhado e centra-se principalmente na transparência dos algoritmos e na segmentação de anúncios. No Reino Unido, uma lei de segurança online em vigor desde outubro exige que as plataformas online mantenham as crianças seguras ou enfrentem sanções financeiras.

FONTE: The Verge

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.