Adobe desiste da aquisição da Figma

Adobe desiste da aquisição da Figma

19 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Em setembro de 2022 revelamos aqui que a Adobe tinha demonstrado a sua intenção de adquirir a Figma, um editor gráfico vetorial que oferece ferramentas de prototipagem, num negócio avaliado em mais de 20 mil milhões de dólares.

Figma não será comprada pela Adobe

Agora, 15 meses depois, a Adobe anunciou que abandonou a ideia de comprar a Fidma, após as muitas pressões das entidades reguladoras da União Europeia e do Reino Unido.

“Adobe e Figma discordam veementemente das descobertas recentes dos reguladores, mas acreditamos que é de nossos respetivos interesses avançar de forma independente”, disse Shantanu Narayen, CEO da Adobe, numa afirmação. “À medida que a Adobe e a Figma partilham uma visão comum para redefinir o futuro da criatividade e da produtividade, continuamos bem posicionados para capitalizar a nossa enorme oportunidade de mercado e a nossa missão de mudar o mundo através de soluções digitais personalizadas e experiências”.

As autoridades reguladoras citaram o quase monopólio da Adobe no mercado de software de design para se oporem à transação. Ao adquirir o Figma, uma plataforma de design de produto em crescimento que agora é mais popular do que a Adobe prospera de forma independente. Os designers expressaram preocupações semelhantes desde que a fusão foi anunciada em setembro de 2022, mas a Adobe refutou essas afirmações ao longo de várias investigações em andamento.

Figma

Diante dessa pressão crescente, a Adobe teve muito pouco espaço de manobra para avançar com a aquisição e obter todos os ativos da empresa, que esperava obter.

Este não é o resultado que esperávamos”, disse Dylan Field, chefe da Figma, numa afirmação. “Mas apesar de passar milhares de horas com reguladores em todo o mundo detalhando as diferenças entre os nossos negócios, os nossos produtos e os mercados que atendemos, não vemos mais um caminho para a aprovação regulatória da transação”.

Após o abandono da aquisição, a Adobe terá que pagar à Figma uma taxa de rescisão reversa de 1 bilião de dólares em dinheiro.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.