A Lista de Schindler chegou hoje à Netflix

12 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

A Lista de Schindler é um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los na sua fábrica. O filme foi dirigido por Steven Spielberg e escrito por Steven Zaillian, baseado no romance Schindler’s Ark escrito por Thomas Keneally. É estrelado por Liam Neeson como Schindler, Ben Kingsley como o contador judeu de Schindler Itzhak Stern e Ralph Fiennes como o oficial da SS Amon Göth.

O filme foi um sucesso de bilheteira e teve direito a sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor (Spielberg), como também muitos outros prémios (incluindo 3 Globos de Ouro e 7 BAFTAs). Em 2007, o American Film Institute elegeu Schindler’s List como o oitavo melhor filme americano da história. É considerado pela crítica especializada como um dos melhores filmes já feitos.

A Lista de Schindler chegou hoje à Netflix em Portugal

“A Lista de Schindler” foi a mais arrojada aposta cinematográfica de Steven Spielberg e o filme que mais glória e reconhecimento lhe proporcionou, depois de se tornar num êxito mundial e de ter sido o grande vencedor dos Oscares da Academia de Hollywood nesse ano. Partindo da adaptação de um romance de Thomas Keneally, sobre a incrível história de um nazi que salvou da morte mais de 1100 judeus dos campos de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial, Spielberg constrói uma das mais comoventes, notáveis e impressionantes evocações do Holocausto nazi. Com a sua espantosa capacidade narrativa assina um doloroso e inteligente filme de memória sobre um tempo e uma situação histórica de rara brutalidade e crueldade homicida, fugindo todavia a todos os lugares comuns de tese e fácil simbologia. “A Lista de Schindler” é, pois, uma portentosa evocação do Nazismo e dos seus mecanismos, a partir do retrato exemplar de um homem que se transformou num herói por razões aparentemente inexplicáveis e que, nas suas alucinantes, belas e perturbadoras imagens a preto e branco, se revela uma espantosa parábola sobre o valor do indivíduo e a força transformadora das suas acções.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.