5 dicas para tirar o máximo proveito da lente ultra grande angular do seu smartphone

5 dicas para tirar o máximo proveito da lente ultra grande angular do seu smartphone

16 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Os nossos smartphones são verdadeiras máquinas fotográficas, e muitas vezes não conseguimos tirar o máximo proveito daquilo que elas têm para nos oferecer. Um dos sensores que habitualmente temos nos nossos equipamentos, são os sensores ultra grande angular.

Vamos então deixar aqui 5 dicas de como utilizar melhor esse sensor, que muitas vezes faz verdadeiras maravilhas.

Como tirar o máximo proveito da lente ultra grande angular?

  1. A importância da localização do assunto: é importante que o assunto a fotografar, independentemente do tipo, se destaque ou se integre com o resto dos elementos e fundo do enquadramento, para que possa atrair a atenção imediata do nosso olhar. O enquadramento do assunto é a base de toda fotografia a ser tirada, aproveitando a perspectiva para enfatizar e favorecer o impacto visual.
  2. O enquadramento da fotografia: o enquadramento não se refere apenas à colocação do assunto na fotografia que vamos captar, mas também à sua posição em relação ao fundo que o rodeia, para que fique em equilíbrio e harmonia com a paisagem em aquele que está emoldurado. A moldura que escolhemos para a fotografia vai depender disso, ou seja, não só a posição, mas também a perspectiva de onde a foto é tirada. Além disso, será importante levar em consideração o tipo de formato que precisaremos para a foto, pois isso limitará os espaços dentro da moldura.
  3. Direcção e intensidade da luz: é tão importante considerar a intensidade da luz como a direcção que incide sobre o objecto a ser fotografado, pois isso afectará drasticamente a forma como percebemos o que é fotografado. Portanto, o importante é estar no lugar certo e na hora certa do dia, pois se a luz incidir sobre o assunto de frente, fará com que pareça plano, já que as sombras não serão visíveis. Nesse caso, mover-se ligeiramente para variar a incidência da luz permitirá obter uma imagem mais rica em contrastes, já que haverá um equilíbrio saudável entre luz e sombra.
  4. Controle de exposição e equilíbrio: o controle dos tempos de exposição será um dos principais aliados na hora de conseguir maior ou menor luminosidade à cena. Quanto maior for o tempo de exposição, mais luz teremos na paisagem fotografada. Além disso, o uso de HDR ajudará a obter um bom equilíbrio entre a luz do assunto fotografado e o céu.
  5. Tripé de bolso de longa exposição: O modo noturno da maioria dos dispositivos mais recentes permite que tire fotos com baixa intensidade de luz sem a necessidade de um tripé. Porém, se a intenção é poder fotografar uma paisagem com todos os tipos de detalhes, como uma foto das estrelas ou da Via Láctea, é aconselhável ter um pequeno tripé de bolso que permite estabilizar o smartphone e assim obter óptimos resultados com exposições de cerca de 30 segundos.

ultra grande angular

Lembre-se, o importante é nunca perder o registo daquele momento importante, e se conseguirmos que o mesmo seja feito com qualidade, melhor ainda. E acredite que a lente ultra grande angular consegue registar "grandes" momentos.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.