5 dicas para aproveitar a Black Friday sem surpresas desagradáveis

5 dicas para aproveitar a Black Friday sem surpresas desagradáveis

18 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Por esta altura já toda a gente foi inundada de emails, SMSs, notificações de apps e publicações nas redes sociais sobre os mais fantásticos descontos, ofertas e negócios da Black Friday.

Por muito tentadores que sejam os negócios, tire alguns segundos para pensar nestas cinco dicas de cibersegurança da Exclusive Networks. A Black Friday pode ser a altura do ano com as propostas mais apetecíveis, mas é também a que atraia mais fraudes e cibercrimes no universo online.

Aproveite a Black Friday em segurança

  1. Cuidado com os links no email, redes sociais ou mensagens de texto. É cada vez mais difícil diferenciar um email ou mensagem de um site legítimo de um esquema de phishing. Um link falso pode conduzir a um site que espelha quase na perfeição a loja online do retalhista. Todas as informações que colocar neste site podem ser roubadas. Se parecer estranho, opte por fazer a pesquisa no PC ou telefone, sem seguir o link, e confirmar a veracidade da informação.
  2. Evite utilizar redes Wi-Fi públicas para fazer compras online. As redes Wi-Fi públicas não são seguras e as suas informações pessoais podem ser intercetadas por cibercriminosos se as utilizar para fazer compras online.
  3. Publicidade nas redes sociais não é sinónimo de fonte segura. Existem posts patrocinados nas redes sociais, com ofertas fantásticas, que se assemelham muito às lojas "oficiais", mas que direcionam para lojas falsas que ficam com o dinheiro ou vendem produtos falsificados. Se uma promoção despertar o seu interesse evite carregar no post, procure a oferta no seu PC. A presença numa rede social não é sinónimo de ligação ou promoção segura.
  4. Palavras-passe fortes e autenticação de 2 fatores. Crie palavras-passe fortes e únicas para as suas contas de compras online. Evite utilizar a mesma palavra-passe em vários sites, porque se uma conta for comprometida, todas as suas contas podem estar em risco. Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores, isto acrescenta um nível de proteção extra.
  5. Monitorize as suas contas. Monitorize regularmente os seus extratos bancários e de cartões de crédito para detetar quaisquer transações não autorizadas ou suspeitas. Configure alertas de transação se o seu banco os oferecer. Estes alertas podem notificá-lo de qualquer atividade invulgar na sua conta.

A Black Friday, a Cyber Monday e o Natal são a altura preferida para os ciberataques. Os utilizadores fazem mais compras, gastam mais dinheiro, procuram bons negócios e cada vez mais recorrem ao online, e menos às lojas físicas. À parte das dicas acima indicadas, atualize e proteja os seus dispositivos. Certifique-se de que os seus dispositivos, incluindo o seu computador, smartphone e tablet, têm as últimas atualizações de segurança instaladas.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.