4 dicas para manter a sua informação protegida quando usa um smartphone

4 dicas para manter a sua informação protegida quando usa um smartphone

28 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

Os smartphones tornam a nossa vida muito mais fácil. Hoje, os telefones permitem que faça compras, controle a iluminação da casa e às nossas contas bancarias… e tudo na palma da mão.

Mas essa conveniência tem os seus riscos de segurança. Os telefones contêm tantos dados pessoais que os cibercriminosos geralmente exploram dispositivos móveis para obter acesso a contas bancárias e redes domésticas.

Quer manter o seu telefone seguro? Aqui estão três riscos de segurança para utilizadores de smartphones que pode não estar ciente, mas são bem reais

1. Utilização de redes Wifi abertas ou inseguras

A maioria de nós acede à Internet em qualquer lugar com os nossos smartphones para evitar ultrapassar os limites de dados. O que pode não saber é que a ligação que estamos a aceder pode não ser segura.

Um teste de segurança da provou isso recentemente, quando três políticos britânicos viram as suas ligações com a PayPal, redes sociais e VoIP hackeadas.

Como pode evitar esse tipo de problemas?

  1. Fique longe de wi-fi gratuito, tanto quanto possível.
  2. Não forneça informações pessoais como contas bancárias ao usar serviços de Wi-Fi gratuitos.
  3. Use uma VPN se utilizar uma rede Wi-Fi aberta para impedir que acedam aos seus dados.

2. Engenharia Social

A Webroot define engenharia social como “a arte de manipular as pessoas para que elas forneçam informações confidenciais”.

Um estudo da IBM descobriu que utilizadores de dispositivos móveis são três vezes mais propensos a tornarem-se vítimas de ataques de phishing (uma forma de engenharia social).

Uma das formas pelas quais os cibercriminosos costumam enganar as pessoas é por email. Como os emails pessoais e comerciais são frequentemente vistos na mesma caixa de entrada, é mais fácil para as vítimas confundirem um email enviado para o endereço de email comercial com um endereço pessoal.

Os emails de engenharia social geralmente parecem vir de uma empresa legítima com a qual faz negócios. Esses emails contêm links que redirecionam-no para um site semelhante ao site oficial de uma empresa.

Sinais comuns de emails de phishing incluem:

  1. Palavras com erros ortográficos e uma gramática não correcta
  2. Solicitar que verifique a sua password ou informações financeiras
  3. O email é endereçado a um endereço de email diferente do seu.

3. Fuga de dados em aplicações de namoro

As aplicações móveis geralmente recolhem toneladas de dados desnecessários sobre si e vendem esses mesmos dados a anunciantes. As aplicações de namoro que são particularmente agressivas nos dados que recolhem e como os usa. Segundo uma investigação recente da ProPrivacy.com, esses aplicações recolhem e armazenam todos os dados fornecidos, bem como qualquer conteúdo, como mensagens. Muitas aplicações de namoro também acompanham a sua localização e mantêm todas as suas mensagens e informações pessoais muito tempo depois que fecha a sua conta. Por exemplo, a aplicação Grinder diz claramente na sua política de privacidade que “quando envia uma mensagem instantânea (que pode incluir fotos ou localização) para outros utilizadores … nós reteremos as mensagens”.

Pior ainda, quando um utilizador se regista na popular aplicação Tinder, pode inadvertidamente dar à empresa o direito de armazenar, usar ou editar informações pessoais e até mesmo publicar essas informações em outros sites ou em resultados de pesquisa online. Se quiser namorar online, mantenha as informações pessoais fornecidas por si em sites de namoro no mínimo e não use aplicações com políticas de privacidade perticularmente liberais.

4. Falsas aplicações

As aplicações móveis fornecem uma forma fácil para os cibercriminosos instalarem trojans bancários ou acederem à sua rede doméstica. Segundo a McAfee, os cavalos de Troia bancários aumentaram 77% em 2018. Para se manter protegido, não instale qualquer aplicação fora da loja de aplicações que vem no seu telefone.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.