2019 foi o ano mais lucrativo de sempre para o Pokémon Go

2019 foi o ano mais lucrativo de sempre para o Pokémon Go

12 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Fazemos uma viagem ao passado, e mais precisamente a Julho de 2016, e ficamos a conhecer uma das maiores sensações de sempre, quando o assunto é um jogo para smartphone, o Pokémon Go. Na ocasião, ele foi sensação viral em todo o mundo, mas passados mais de 3 anos, o jogo não caiu no esquecimento. De facto, o jogo de realidade aumentada está a ganhar mais dinheiro do que nunca.

2019 foi um sucesso para o Pokémon Go

Segundo os últimos dados da Sensor Tower, o Pokémon Go teve um ano recorde em 2019, recebendo cerca de 900 milhões de dólares em compras na aplicação. Isso significa que o Pokémon Go superou o seu ano de lançamento em receita, depois de ver uma queda nos dois anos seguintes. É um feito raro de retorno para um jogo free-to-play, muitos dos quais obtêm sucesso instantâneo, mas acabam por desaparecer.

Normalmente, os jogos free-to-play saem do jogo com um enorme aumento de receita e popularidade e depois diminuem lentamente com o passar do tempo, ou a aplicação começa muito pequena e cria um pico de popularidade que é acompanhada pelo sucesso financeiro. O Pokémon Go não seguiu nenhuma dessas tendências. Depois de um sucesso em 2016, no qual o jogo se tornou uma sensação viral e ganhou 832 milhões, a Sensor Tower diz que a sua popularidade caiu drasticamente em 2017, o jogo gerou “apenas” 582 milhões em receitas.

Mas, com a introdução de novos recursos – como batalhas de incursões , negociações e efeitos melhorados da câmara AR – a Niantic criou um nicho dedicado e altamente lucrativo na indústria móvel. No final de 2018, a receita de compra na aplicação do Pokémon Go voltou a subir, desta vez para cerca de 816 milhões.

Pokémon Go 2019

A Sensor Tower estima que a Niantic facturou mais de 3,1 biliões até o momento com o Pokémon Go. Embora nem todo esse dinheiro vá directamente para o desenvolvedor da aplicação, a empresa possui um contracto de partilha de receita, que nunca foi tornado público, com a The Pokémon Company, da qual a Nintendo possui uma parcela significativa.

Ainda assim, o sucesso do Pokémon Go ajudou a Niantic a tornar-se numa desenvolvedora líder de realidade aumentada e um das fabricantes de aplicações móveis mais bem-sucedidos do sector. Desde então, a empresa abriu o seu conjunto de ferramentas de criação de aplicações e AR , a Niantic Real World Platform, para desenvolvedores de terceiros. Também construiu um jogo de Harry Potter AR em parceria com a Warner Bros., bem como uma reinicialização do seu jogo original de AR Ingress chamado Ingress Prime.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.