Ao fim de 11 anos, Lotus prepara-se para apresentar o novo Type 130

3 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

A fabricante britânica de carros desportivos, que já tem 71 anos, tem um novo hipercarro eléctrico que será revelado ainda este mês. Já se sabe que será chamado de Type 130, como foi oficializado no Shanghai Auto Show há alguns meses.

Quando o novo carro for anunciado, a 16 de Julho, ele vai-se tornar o primeiro carro novo que a Lotus produziu desde que o Evora foi lançado em 2008. Assim, marca o rápido desenvolvimento que foi possível sob a propriedade da Geely e um influxo de capital.

O novo Lotus EV foi confirmado para produção nas instalações da Lotus em Hethel, onde a empresa está sediada, desde 1966. Apenas 130 exemplos do chamado hypercar serão construídos, embora ainda não saibamos o que parece ou quanto vai custar, ou quão rápido é.

Eu sou fã da simplicidade do fundador do Lotus, Colin Chapman. Isso fez com que alguns modelos requintados da Lotus fossem ao longo das décadas e, por um longo tempo, levaram ao sucesso final no automobilismo. Embora a empresa tenha certamente perdido a sua potência internacional, a atual gama de produtos, embora antiga, ainda é bastante boa.

Estou confiante de que os engenheiros da Lotus são capazes, e ainda podem fazer um carro desportivo de qualidade com excelentes características de manuseio. Este Type 130 deve ser um automóvel interessante. Espero que com a engenharia EV a Williams tenha aprendido a fornecer Fórmula E com baterias e o influxo de dinheiro real dos chineses, a Lotus pode recuperar parte da sua antiga glória.

O Lotus Type 130 será revelado em Londres no próximo dia 16 de julho. Diz-se que a produção acontecerá pouco depois, com entregas iniciadas em 2020.

A Lotus já antes produziu chassis para electrificação, já que forneceu Elise a um Tesla antigo, para o Roadster original.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.