Intel prepara abandono da arquitetura x86 para se focar exclusivamente na x86S

Intel prepara abandono da arquitetura x86 para se focar exclusivamente na x86S

23 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

Atualmente, aplicações e sistemas operativos de 64 bits são a norma, e há muito que deixaram de ser uma exceção, para os utilizadores do Windows. A Microsoft deixou de oferecer versões de 32 bits do Windows em 2020. No entanto, os atuais processadores, incluindo aqueles que são fabricados pela Intel, ainda suportam a execução de aplicações e sistemas operativos de 32 bits.

Agora, a Intel está a começar a pelo menos pensar em desenvolver uma arquitetura de CPU que execute apenas aplicações e sistemas operativos de 64 bits. A empresa publicou silenciosamente uma atualização na sua página com informações, e um whitepaper, sobre esse CPU “exclusivamente” de 64 bits, que atualmente chama de x86S.

A Intel aponta que, de momento, os CPUs necessitam de passar por modos legados mais antigos. No entanto, eles oferecem “pouca utilidade em sistemas operativos modernos, além de inicializar o CPU no modo de 64 bits”.

A Intel afirma que um CPU de 64 bits ajudaria a simplificar os projetos de software, e hardware, de tal chip, eliminando ideias de desenvolvimento de software mais antigas. Aqui estão algumas das coisas que um chip de 64 bits eliminaria dos sistemas atuais:

  • Utilizando o modelo de segmentação simplificado de 64 bits para suporte de segmentação para aplicações de 32 bits, combinando com o que os sistemas operativos modernos já usam.
  • Removendo os anéis 1 e 2 (que não são utilizados ​​por softwares modernos) e recursos de segmentação obsoletos, como portas.
  • Removendo o suporte de endereçamento de 16 bits.
  • Eliminando o suporte para acessos à porta de E/S do anel 3.
  • Eliminando E/S de porta de string, que suportava um modelo obsoleto de E/S controlado por CPU.
  • Limitar o uso do controlador de interrupção local (APIC) para X2APIC e remover o suporte 8259 herdado.
  • Removendo alguns bits de modo do sistema operativo não utilizados.

A Intel também acredita que o hardware de virtualização é avançado o suficiente agora que, se alguns utilizadores ainda quiserem aceder a sistemas operativos, e aplicações mais antigas de 16 e 32 bits, eles poderão fazê-lo com produtos de virtualização.

Deve-se notar que a Intel atualmente utiliza x86-64 nos seus CPUs. Esta é uma versão de 64 bits do seu conjunto de instruções x86, também conhecido como AMD64, num acordo de licenciamento cruzado com a fabricante rival de CPUs AMD. Se a Intel avançar com a nova arquitetura x86S, isso pode ter algum impacto no acordo de licenciamento cruzado, o que provavelmente também é uma razão pela qual a empresa procura feedback.

Intel pensa num processador x86S

O white paper (em formato PDF) apresenta muito mais detalhes sobre essa proposta de CPU de 64 bits. A Intel está a lançar agora para obter feedback dos seus muitos parceiros e do ecossistema de PC. Embora a empresa esteja a colocar pelo menos algumas das suas ideias no papel, pode levar muito, muito tempo mesmo, até que a Intel esteja realmente pronta para lançar um processador verdadeiramente de 64 bits para as massas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.