Sony prepara abandono da sua linha de smartphones Xperia

Sony prepara abandono da sua linha de smartphones Xperia

11 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A marca Xperia é extremamente popular no mundo dos smartphones e, embora nos últimos anos a Sony tenha diminuído significativamente o número de novos modelos lançados, ainda há muitos entusiastas que se lembram com carinho de um, ou mais, telefones da empresa japonesa. Principalmente por aqueles que gostam de fotografia móvel, já que nos anos de maior sucesso da série Xperia, aproximou-se do ecossistema Sony, empresa que conseguiu estabelecer-se neste ramo específico, tornando-se um dos seus pontos de referência.

Sony pode acabar com a série Xperia

O declínio da Sony no setor móvel começou há vários anos, pois a gigante japonesa não conseguiu manter o seu próprio espaço face a uma concorrência cada vez mais feroz, provavelmente também devido a más escolhas comerciais, foi perdendo gradualmente terreno, acabando na “segunda divisão” do setor.

Kaz Hirai, CEO da Sony, confirmou recentemente que a gigante japonesa continuará a fabricar smartphones mesmo que os seus modelos sejam agora incapazes de gerar lucros para a empresa.

No início deste ano, a Sony ocupava o décimo quarto lugar no ranking dos fabricantes de smartphones (com uma quota de mercado de 0,35%), atrás da HMD Global (dona da marca Nokia) e à frente da ASUS.

Uma inovação importante na Sony poderá concretizar-se daqui a pouco mais de um ano: segundo os últimos rumores, de facto, a gigante japonesa está a considerar a possibilidade de acabar com a série Xperia e lançar novos modelos com novos nomes e uma linguagem de design reescrita do zero, incluindo uma câmara frontal integrada sob o ecrã.

Esta revolução na divisão móvel da Sony poderá começar em 2025, um ano que poderá, portanto, representar o renascimento da gigante japonesa. Certamente saberemos mais nos próximos meses.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.