Smartphones: Alemanha quer obrigar fabricantes a dar suporte durante 7 anos

Smartphones: Alemanha quer obrigar fabricantes a dar suporte durante 7 anos

6 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

O governo alemão estão a fazer pressão sobre a união europeia para forçar as fabricantes de smartphones a fornecer 7 anos de suporte para os seus equipamentos vendidos em espaço Europeu. Ou seja, eles querem que as empresa disponibilizem actualizações durante esse período de tempo, e que tenham peças de substituição necessárias para qualquer reparação. O motivo? A preservação do meio ambiente.

Pela primeira vez, a Alemanha está a ser mais ambiciosa do que a União Europeia. Este quer que o mínimo seja 5 anos para smartphones (6 anos para tablets), mas a Alemanha acha que devemos ir mais longe e adicionar mais dois anos. Além dos sete anos, a Alemanha quer que as fabricantes ofereçam peças de reposição a preços razoáveis. Isso envolve exigir que os fornecedores publiquem os preços das peças, e não aumentem os seus custos com o passar do tempo.

Ambas as propostas esbarram, sem surpresa, na resistência das fabricantes de smartphones. O grupo de defesa da indústria DigitalEurope (que conta com Apple, Google e Samsung entre os seus membros) quer que as actualizações de segurança sejam necessárias por apenas 3 anos, e as peças sobressalentes limitadas a ecrãs e baterias, em vez de câmaras, altifalantes e outros componentes que deveriam ser mais confiáveis.

optimizar smartphones

7 anos de actualizações para smartphones Android?

Por si só, este pedido da Alemanha por um período de 7 anos não é necessariamente um problema para a Apple… pelo menos para a parte do software. O iPhone 6s, que viu a luz do dia em 2015, terá direito ao iOS 15 e o seu suporte continuará em 2022 com as variantes do iOS 15. O verdadeiro problema estará do lado dos smartphones Android onde o suporte é realmente incerto. Até a Google, que cuida do Android, oferece apenas três anos para os seus Pixels.

O debate entre as várias partes sobre a vida útil de um iPhone e de outros dispositivos Android vai continuar por algum tempo, com a União Europeia a dever apresentar a sua proposta até 2023.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.