Nintendo ataca emuladores da Switch

Nintendo ataca emuladores da Switch

16 Maio, 2023 0 Por Sandro Sotto

Para milhares de jogadores, não foi preciso esperar pelo dia 12 de maio para poder jogar o altamente esperado The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, uma vez que uma copia do jogo surgiu na web, que permitiu que milhares de jogadores em todo o mundo tivessem a oportunidade de o jogar… gratuitamente.

Como tal, de forma não surpreendente, vimos diversos streamers a oferecer vídeos em direto do jogo a ser executado no PC, e esse foi motivo mais do que suficiente para enfurecer a Nintendo. Este novo episódio de Zelda é de importância estratégica para a Switch, que na sua forma atual deve “aguentar” durante algum tempo antes da chegada da nova geração da consola. Acima de tudo, Tears of the Kingdom ainda está envolto num véu de mistério, apesar dos vídeos de apresentação revelados nas últimas semanas.

O surgimento do jogo simplesmente estragou a surpresa não apenas para a Nintendo, mas também para milhões de jogadores. Muitos estão a viver agora de forma a tentar evitar spoilers… e eu sou um deles. Provavelmente muito chateado com a situação, a Nintendo decidiu, portanto, enfrentar os emuladores da Switch e as ferramentas de desbloqueio, em particular aquelas que permitem aos proprietários da Switch ter acesso às chaves de criptografia da sua própria consola.

O fabricante entrou com pedidos de remoção DMCA contra Lockpick e Lockpick_RCM, bem como quase 80 outras versões e derivados dessas ferramentas que recuperam chaves de criptografia da Switch. Eles podem então ser utilizados ​​para operar jogos oficiais. O pedido de remoção da Nintendo afirma que a Switch contém “várias salvaguardas tecnológicas”, permitindo que apenas ficheiros legítimos do edito do videojogo sejam utilizados. As ferramentas Lockpick, combinadas com uma Switch modificada, permitem que os utilizadores tenham acesso às chaves criptográficas da sua própria consola, e usem as mesmas em “sistemas sem os TPMs da consola da Nintendo” para jogar ” versões piratas do software do jogo protegido por direitos de autor da Nintendo.

Emuladores da Switch são o novo alvo da Nintendo

Após esses DMCAs, a equipa do popular emulador de Android Skyline decidiu encerrar o seu desenvolvimento como uma ferramenta pública facilmente disponível para download. Os programadores acreditam que os riscos associados a um caso legal em potencial são altos demais para serem ignorados. No entanto, o Skyline continua a ser um projeto de código aberto, embora a equipa principal não atualize, ou trabalhe nele. Os populares emuladores da Switch para PC, Yuzu e Ryujinx, permanecem online, e a equipa do Ryujinx disse no seu Discord que não o encerrará.

A Nintendo luta há muito tempo contra o uso indevido das suas consolas, em particular com a DS, 3DS, Wii e até a GameCube. Desta vez, todo o ecossistema de emuladores da Switch corre o risco de entrar em colapso.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.