Microsoft anuncia oficialmente o novo Windows 11

Microsoft anuncia oficialmente o novo Windows 11

24 Junho, 2021 Não Por Joel Pinto

Depois de muita especulação, de uma compilação ter surgido na Web há alguns dias, eis que finalmente a Microsoft anunciou o novo Windows 11, a versão mais recente do seu sistema operativo.

Dotado de uma nova interface, este novo sistema que tem o nome de código Sun Valley, está em desenvolvimento há algum tempo. No entanto, a empresa admite que muitas das novidades deste novo sistema estavam pensadas para surgirem em forma de actualização para o Windows 10, no entanto, a magnitude das mudanças levou a empresa a pensar num novo sistema operativo.

Entre as muitas novidades, o Windows 11 conta com um novo design do menu Iniciar que conta com ícones de aplicações, em vez de blocos dinâmicos. O seu centro de acções que conta com os botões, e notificações de acções rápidas, também recebeu uma grande actualização.

Windows 11 será capaz de executar aplicações Android

O Windows 11 também vem com muitas melhorias no desempenho. Panos Panay afirmou que as actualizações do Windows serão 40% menores, e as tecnologias como Direct Storage trarão melhor desempenho em jogos. O Windows Hello, e o lançamento de aplicações também serão mais rápidos.

Outra das novidades tem haver com a Microsoft Store, que está a ganhar um novo recurso que lhe dá suporte para as aplicações Android, alem de uma actualização visual massiva. A empresa está a adicionar uma loja da Amazon para permitir que os utilizadores descarreguem aplicações Android, que podem ser executadas no próprio Windows 11 através dessa loja. As aplicativos são executadas de forma semelhante à forma como o seu telefone mostra as mesmas.

Windows 11

No passado, a empresa já havia trabalhado num projecto, chamado Astoria, que iria permitir a execução de aplicações Android no Windows, usando as tecnologias de ponte que estava a construir, e agora isto tornou-se numa realidade.

Como esperado, os primeiros a receber a versão oficial do Windows 11 serão os utilizadores do Windows Insiders. A empresa vai lançar actualizações para o sistema operativo para o polir gradualmente, e ir adicionando novos recursos, antes de lançar o sistema operativo para todos os utilizadores, que acontecerá algures antes do final deste ano.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.