Huawei volta a ser acusado de espionagem e desta vez na Mobile World Congress

Huawei volta a ser acusado de espionagem e desta vez na Mobile World Congress

6 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Juntar as palavras espionagem e Huawei na mesma frase não é uma novidade, no entanto, até aos dias de hoje não foi apresentada qualquer prova física de que isso realmente acontece. No entanto, agora a empresa chinesa volta a estar nas bocas do mundo e desta vez está acusada espionagem na Mobile World Congress, um evento que se realizou nos últimos dias em Barcelona.

A verdade é que o stand da Huawei atraiu muita atenção, no entanto, agora há relatos de que a empresa escondeu rastreadores dentro dos crachás de segurança, os chamados “Huawei Pass”. Os passes incluíam um cordão, crachá e um recipiente de plástico, que deveriam ser devolvidos no stand da empresa no fim do evento. No entanto, alguns visitantes “esqueceram-se” de os entregar já que o acharam bastante suspeito.

O vice-presidente sénior da Nokia na Europa, Rolf Werner, desmontou o seu Pass e encontrou circuitos que podem ter sido utilizados como rastreadores (ver imagem abaixo).

Segundo o pessoal do Light Reading, há boas possibilidades da empresa estar a utilizar a tecnologia Beacon no seu stand, que pode rastrear distâncias de até 70 metros utilizando sinais de baixa potência. A parte de trás do Pass também fala sobre sistemas de rádio locais que podem ajudar no rastreamento, conforme menciona:

“Utilizamos a tecnologia RFID e Bluetooth para recolher o tempo de passagem deste cartão Huawei na entrada da área de exposição da Huawei, informações de localização em tempo real e as informações de tempo de residência dos titulares deste cartão na área de exposição da Huawei, essas informações serão recolhidas, e processados, ​​apenas com o objetivo de analisar os interesses gerais dos nossos convidados dos nossos produtos para melhorar a qualidade do nosso serviço. Protegeremos essas informações segundo a nossa Política de Privacidade.”

Huawei

Huawei volta a estar no centro de uma nova polémica

Por outro lado, um porta-voz da Huawei mencionou que “o Huawei Pass é utilizado apenas no stand e devolvido quando os visitantes saem. Não há necessidade de rastrear a localização.”

A GSM Association (GSMA), responsável pela organização da Mobile World Congress, diz que essas alegações são graves e acrescentou que está a investigar o assunto “mas não tem detalhes para partilhar neste momento”.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.