Geekbench suspende os Oneplus 9 e 9 Pro da sua plataforma

Geekbench suspende os Oneplus 9 e 9 Pro da sua plataforma

7 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Recentemente, o pessoal do Anandtech levantou algumas suspeitas do comportamento do Oneplus 9 Pro em relação aos testes de benchmark, e esse artigo parece ter alertado o Geekbench que agora suspendeu os equipamentos dessa serie, da sua plataforma.

De forma de elevar os seus equipamentos, as fabricantes fazem de tudo para conseguir obter o melhor resultado possível nas mais conhecidas plataformas de benchmark. Diversas optimizações de software são feitas para contornar as plataformas, mas que na prática pouco ou nada trazem de suplementar aos utilizadores. Mas, as empresas não resistem à tentação de colocar os seus equipamentos num modo muito favorável aos benchmarks, mas que não é representativo do seu funcionamento diário.

Várias fabricantes foram apanhadas, nos últimos anos, por fazer batota nos testes de benchmark, a fim de obter uma posição mais elevada nos rankings. Sem ir tão longe a ponto de acusar abertamente a OnePlus de batota, o pessoal do AnandTech observou um comportamento curioso do OnePlus 9 Pro que parece forçar aplicações populares a executar apenas nos núcleos menos velozes do CPU, enquanto as aplicações de referência são sistematicamente direccionadas para os núcleos poderosos do SoC, e em particular para o núcleo Prime (ARM Cortex-X1).

Isso leva a um desempenho das aplicações abaixo do que poderia ser, enquanto os teste de benchmark podem ser executados na velocidade total, e produzir resultados elevados … mas, em última análise, não são representativos da operação diária.

Geekbench Oneplus 9

Oneplus 9 e 9 Pro suspensos do Geekbench

A verdade é que o smartphone é poderoso o suficiente para não ser visto à primeira vista, mas sugere que o efeito é visível em comparação com outros smartphones. O autor do artigo do AnandTech não descarta que isso seja somente optimização (para preservar a autonomia, por exemplo) um pouco agressiva, mas nota o detalhe preocupante da presença de uma " lista negra" composta por aplicações mais populares da Play Store, que são desaceleradas automaticamente enquanto outras aplicações menos conhecidos não são afectadas pela restrição de acesso a núcleos poderosos.

De qualquer forma, os resultados do benchmark são distorcidos, pois dão apenas um resultado ideal que o utilizador nunca encontrará no seu uso diário. E foi precisamente esse aspecto que levou o Geekbench a retirar o OnePlus 9 e o OnePlus 9 Pro do seu benchmark, afirmando que os smartphones fazem as suas escolhas de desempenho segundo uma lista pré-estabelecida de aplicações e não de acordo com o comportamento deste último, o que considera um forma de manipulação dos testes de benchmark.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.