Apple procura especialista em RISC-V: Será que procura uma alternativa ao ARM?

Apple procura especialista em RISC-V: Será que procura uma alternativa ao ARM?

7 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Apple está actualmente a recrutar um programador que esteja familiarizado com o RISC-V. A nível de hardware, a pessoa procurada deve criar soluções, e rotinas, baseadas no conjunto de instruções do CPU usando linguagens de programação como C e ASM (linguagem assembly). Eles provavelmente devem ser usados ​​em sistemas operativos centrais, ou seja, no MacOS, iOS, WatchOS e tvOS.

A Apple não diz exactamente para que irá precisar do RISC-V. A empresa fala de casos de uso gerais, como aprendizagem de máquina, algoritmos de reconhecimento de imagem, processamento de sinal e vídeo. A pessoa entrevistada também deve ter amplo conhecimento da arquitectura Neon. E Neon acelera a codificação de áudio e vídeo em SOCs ARM e também é importante ao renderizar conteúdo 2D e 3D. O SoC M1 da Apple é um chip ARM que presumivelmente depende de uma implementação dele.

A equipa na qual a pessoa desejada trabalhará também é especializada em suporte de baixo nível para o reconhecimento e processamento de linguagem natural, visão computacional e síntese de fala, ou seja, a geração de frases faladas artificialmente.

Apple M1X RISC-V

Apple quer um especialista em RISC-V

A nova posição é uma indicação do interesse da Apple em tecnologia de código aberto. O RISC-V é frequentemente usado como um conjunto de instruções da CPU em sistemas embarcados e soluções personalizadas. O chip RISC-V mais rápido até agora vem da Intel, e ainda não se sabe o que a Apple irá implementar com o mesmo, mas a fabrica dos rumores fala em economização nos custos de licenças.

Afinal, a empresa paga taxas de ARM para usar a arquitectura, mesmo que não seja o SOC M1, mas os núcleos em controladores SSD ou outros componentes. Os sistemas RISC-V economizariam esse factor de custo e permitiriam que a Apple desenvolvesse um chip proprietário a seu próprio critério.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.