Zoom compra a Keybase e a criptografia está a chegar à aplicação

Zoom compra a Keybase e a criptografia está a chegar à aplicação

8 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

O Zoom comprou a Keybase, uma startup que trabalha, acima de tudo, no campo da segurança digital. Eles oferecem, entre outras coisas, uma aplicação de mensagens criptografadas, e um serviço de armazenamento em nuvem. O objectivo desta aquisição é integrar a criptografia de ponta a ponta na sua popular aplicação de videoconferência.

O acordo faz parte do ambicioso plano de 90 dias para resolver as críticas levantadas em torno do Zoom, durante as últimas semanas. Uma dessas criticas aponta a empresa de fornecer informações enganosas sobre a criptografia de ponta a ponta: normalmente esse termo significa que a comunicação é criptografada desde o remetente até o destinatário, portanto também em estágios intermediários ( os servidores da empresa, por exemplo) não podem ser interceptados. A Zoom disse que também considera os seus servidores "finais".

Keybase adquirido pela Zoom

Com o Keybase, portanto, o Zoom pode finalmente adaptar essa definição comum aos seus serviços. No entanto, a criptografia de ponta a ponta estará disponível apenas para os utilizadores pagantes. A equipa de inicialização é muito pequena (pelo menos pelos padrões de tecnologia): 25 pessoas.

Esta é a primeira aquisição em nove anos de história do Zoom, e pelos vistos foi forçada a fazê-lo, já que prometia algo que não correspondia à verdade.